Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Leia Escola é o periódico quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande, que aceita para publicação as seguintes contribuições: apenas artigos inéditos, ensaios, resultados de pesquisas no âmbito da Linguística Aplicada ao ensino de línguas e de literaturas, resenhas críticas de publicações nas áreas de Letras e Linguística, entrevistas e retrospectivas (visão geral crítica do estado da arte). 

Apenas contribuições inéditas serão aceitas para publicação.

Os trabalhos enviados para a revista não devem ter sido submetidos simultaneamente para outros periódicos.

As contribuições podem ser submetidas em português, inglês, francês ou espanhol.

Pesquisadores de instituições de ensino superior nacionais e internacionais são convidados a submeter seus trabalhos, que serão enviados a dois pareceristas anônimos do Conselho Editorial. Em caso de empate, um terceiro parecer será emitido. Se necessário, pareceristas ad hoc serão convidados.

Leia Escola declara que os conceitos e posições expressos nos artigos publicados são da exclusiva responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Conselho Editorial desta revista.

Os autores também são responsáveis pela conduta ética da investigação em que o artigo se baseia.

Cada autor pode ter somente um artigo em andamento desde a apresentação até a publicação. Um intervalo de 18 meses entre a publicação de um artigo e o início de um novo processo de submissão do mesmo autor será observado.

Estudantes de pós-graduação devem incluir seus orientadores como coautores. Artigos com mais de três autores não serão aceitos.

Ficam concedidos à Revista Leia Escola todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados.

Não há nenhuma taxa para submissão e revisão de artigos.

Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a Creative Commons Attribution License (Type BY).

Processo de Avaliação pelos Pares

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Os trabalhos enviados para avaliação serão submetidos, de início, ao processo de verificação de atendimento aos critérios técnicos de editoração do texto, número de página e respeito ao envio de um arquivo sem identificação. Os artigos que atenderem aos critérios técnicos seguirão para análise de dois pareceristas ad hoc pelo sistema de avaliação às cegas, considerando que esses pareceristas sejam pesquisadores doutores, e membros de grupos de pesquisa na área de conhecimento, com relevante produção científica, e,  preferencialmente, professores de programas de pós-graduação. Os textos das seções de resenha, entrevistas, e outras seções, assim como os dossiês e afins, seguem o mesmo padrão de avaliação. Para os números especiais ou suplementos os organizadores e o corpo editorial seguem também as diretrizes de avaliação por pares e sem identificação de autores. 

 

Periodicidade

A Revista Leia Escola tem periodicidade de publicação quadrimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista Leia Escola é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (POSLE) da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande. A referida revista aceita para publicação as seguintes contribuições: APENAS ARTIGOS INÉDITOS, resultados de pesquisas no âmbito da Linguística Aplicada ao ensino de línguas e de literaturas, bem como resenhas críticas de publicações nas áreas de Letras e Linguística.

 Do primeiro volume, publicado em 1996, até o quarto, publicado em 2001, a revista era vinculada ao Departamento de Letras do Centro de Humanidades, Campus II da UFPB, localizado em Campina Grande/PB. Em abril de 2002, com a criação da UFCG, a Leia Escola tornou-se instrumento de divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos docentes da Unidade Acadêmica de Letras da referida Instituição, que, àquela época, não tinha um Programa de Pós-Graduação. O quinto volume da revista, publicado em 2003, foi o último dentro dessa formatação impressa.

 Em agosto de 2004, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (POSLE) da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande. Tendo em vista que o Corpo Editorial e boa parte das produções dos números anteriores da Leia Escola eram de autoria dos docentes desse Programa, decidiu-se, então, em reunião de Colegiado de Curso, vincular a revista ao POSLE, o que aconteceu a partir do volume de número seis, publicado em 2006.

 Em 2009, a revista passou a ter uma Comissão Editorial fixa, representada por docentes do POSLE, a saber: José Hélder Pinheiro Alves, Josilene Pinheiro-Mariz, Marco Antônio Margarido Costa, Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega e Sinara de Oliveira Branco, como também um Editor Geral fixo: Marco Antônio Margarido Costa.

 Em 2011, a revista passou a ser publicada semestralmente e, em 2012, a partir do segundo número, a revista começou a ser publicada em versão on-line (http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/index ), com o ISSN 2358-5870. A partir de 2014, iniciamos a prática da publicação de dossiês temáticos.

Em 2018 a revista passou a ser quadrimestral e ampliou o seu corpo editorial. Além disso, contou com a indexação em vários repositórios e bases internacionais, a exemplo do REDIB, MIar e MLA, potencializando um alargamento de sua visibilidade na comunidade científica.