PODE A LITERATURA LATINO-AMERICANA NOS ENSINAR A RESPEITAR OS IMIGRANTES?

  • José Veranildo Lopes da Costa Junior Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
  • Ruan Fellipe Munhoz Universidade Estadual de Maringá.

Abstract

O presente ensaio apresenta uma discussão sobre os interstícios entre literatura e imigração. Para tanto, nossas problematizações consideram as especificidades da América Latina como um espaço em conflito que ilustra os trânsitos territoriais de povos fronteiriços na contemporaneidade. Dando importância a uma série de eventos recentes, que enfatizam a complexidade da imigração, através da violação dos direitos humanos de imigrantes de diversos países, propomos uma reflexão sobre a seguinte pergunta norteadora: Pode a literatura latino-americana nos ensinar a respeitar o outro? A partir desta indagação, analisaremos dois poemas não-canônicos sobre a experiência do imigrante em terras estranhas, ressaltando a importância do acesso e, por consequência, da leitura de literatura em espaços diversos, como objeto que nos permite conhecer a nossa própria história e nos humanizar. Quanto à fundamentação teórica, dialogamos, sobretudo, com textos de Antonio Candido (2004), Regina Dalcastagnè (2012; 2018) e Marcia Tiburi (2018).  

Author Biographies

José Veranildo Lopes da Costa Junior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Professor do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ruan Fellipe Munhoz, Universidade Estadual de Maringá.
Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá.

References

CASARA, R. S. Apresentação. In: TIBURI, M. Como conversar com um fascista. Rio de Janeiro: Record, 2018.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo; Rio de Janeiro: Duas cidades; Ouro sobre azul, 2004.

DALCASTAGNÈ, R. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

_____. O que o golpe quer calar: literatura e política no Brasil hoje. In: Anuário de literatura (UFSC), 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2018v23n2p13> Acesso em: 16 de janeiro de 2019.

FUKS, J. A resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

TIBURI, M. Como conversar com um fascista. Rio de Janeiro: Record, 2018.

Published
2019-06-04