PERFORMING THE READING OF THE DRAMATIC TEXT FOR CHILDREN: A CLASSROOM PROPOSAL

  • Aline Oliveira Arruda Universidade Federal de Campina Grande Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino Mestranda http://orcid.org/0000-0002-1351-9587
  • Márcia Tavares Universidade Federal de Campina Grande Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino http://orcid.org/0000-0003-3359-7766
  • Lanaiza do Nascimento Silva Araújo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Keywords: Maria Roupa de Palha. Lourdes Ramalho. Children Dramatic Literature. Performatic Reading.

Abstract

A certain way of reading the literary text may give the student a new direction to understand the meaning of words and senses, whose experimentation may be viable through other methodological modes. An example of this is a performance, once the reading develops in an oral way (and by the use of gestures), individually and in groups.  In this perspective, we intend to present a proposal to read, for the classroom, the children's dramatic text Maria Roupa de Palha, written by Lourdes Ramalho (2008), highlighting the performatic method as an instrument to read the dramaturgical text. Methodologically, we discuss the reading of the dramatic text, we brought information about the authorof the book, and the corpus worked in our investigation, finally, presenting a proposal to be developed with elementary school students. Our theoretical assumptions are mainly based on Kefalás (2010, 2018), Grazioli (2007) and Camaroti (2005), among others.

Author Biographies

Aline Oliveira Arruda, Universidade Federal de Campina Grande Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino Mestranda
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande - PPGLE/UFCG. Graduada em Letras - Língua Espanhola pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2016). Tem experiência na área de Língua e Literatura Espanhola, atuando principalmente nas seguintes áreas: Estudos Literários, Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira; Literatura Infantil e Juvenil; Literatura Dramática e Leitura Performática. Participa do Grupo de Pesquisa Abordagens de Textos Literários na Escola. Atua como Ledora/transcritora da prova do ENEM e de provas e de concursos desde 2015.
Márcia Tavares, Universidade Federal de Campina Grande Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino
Graduação Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Professora Adjunto III da Universidade Federal de Campina Grande. Faz parte do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da mesma universidade. Tem experiência na área de Literatura atuando principalmente nas seguintes áreas: Literatura Infantil e juvenil, ilustração do livro infantil, Literatura no ensino infantil e fundamental. 
Lanaiza do Nascimento Silva Araújo, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Doutora em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Atualmente é professora substituta de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. E-mail: lanaizasilva@yahoo.com.br

References

CAMAROTTI, M. A linguagem do teatro infantil. 3ed. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2005.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FERREIRA, T; FALKEMBACH, M. F. Teatro e Dança nos anos iniciais. Porto

Alegre: Mediação, 2012.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GRAZIOLI, F. T. Teatro de se ler: o texto teatral e a formação do leitor. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2007.

JOUVE, V. A leitura. Tradução de Brigitte Hervot. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

KEFALÁS, E. Corpo a corpo com o texto na formação do leitor literário. Campinas : Autores Associados, 2010. (Coleção formação de professores).

KEFALÁS, E. O jogo do texto no ensino da literatura: por uma metodologia performática. In : Literatura e Outras Artes : Interfaces, reflexões e dialógos com o ensino. CARVALHO, A. S. (org.). João Pessoa: Editora da UFCG, 2018.

LÚCIO, A. C. M. Teatro infantil e Cultura popular. Campina Grande: Bagagem, 2005.

MANGUEL, A. Uma história da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. – São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

PEREIRA, S. M. C. Teatro Infantil: Um olhar para o desenvolvimento da criança. Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação. Ano III, n.4, Vitória da Conquista: Edições Uesb, p. 67 – 88, 2005.

RAMALHO, M. de L. N. Maria Roupa de palha. In: Maria Roupa de palha e outros textos para crianças. Maria de Lourdes Nunes Ramalho. Organização e Introdução: Valéria Andrade e Ana Cristina Marinho Lúcio. Campina Grande: Editora Bagagem, 2008.

REIS, M. da G. M. do. O texto teatral e o jogo dramático no ensino de Francês Língua Estrangeira. Tese Apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Francesa de Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, para a obtenção de Título de Doutor. São Paulo, 2008 Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-02122008-171004/pt-br.php Acesso em: 10 de outubro de 2015.

REVERBEL, O. Teatro: Uma síntese em atos e cenas. Porto Alegre: L&PM, 1987.

SILVA. I. M. M. Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar. 2003. Disponível em: http://www.pgletras.com.br/Anais-30-Anos/Docs/Artigos/5.%20Melhores%20teses%20e%20disserta%C3%A7%C3%B5es/5.2_Ivanda.pdf Acesso em: 10 de outubro de 2015.

SOLÉ, M. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. – 6 ed. – Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. ed. 2. Trad. Jerusa Pires Ferreira, Suely Fenerichc. São Paulo: COSAC NAIFY, 2014.

Published
2019-09-04