Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O(s) nome(s) do(s) autor(es) foram omitidos ao longo do texto

  • A contribuição é ORIGINAL E INÉDITA, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico; não foi publicada em Anais de congresso ou em capítulos de livros.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word. (97-2003 ou compatíveis)

  • Apresenta título em português e inglês.

  • Apresenta o resumo com no máximo 150 caracteres e palavras-chave (de 3 a 6) nos idiomas português e inglês;

  • O volume total de texto da proposta está composto entre o mínimo de 10 e o máximo de 20 páginas, com as referências;

  • O texto está em espaço simples, fonte de 12 pontos;

  • Apresenta apenas três autores; de instituições diferentes ou não; mestres, mestrandos em coautoria com doutores e doutores.

  • Referências bibliográficas ao final do artigo, em ordem alfabética, apenas as obras referenciadas ao longo do texto. Seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

  • As ilustrações (gráficos, fotografias, desenhos) estão numeradas em algarismos arábicos e citadas como Figuras. Apresentam definição em alta resolução. Todas citam a fonte de origem.

  • Em caso de aprovação com modificações obrigatórias o(s) autore(s) terá(ão) até três dias para declarar aceitação ou não, a contar da data do envio da mensagem solicitando alterações do texto e até oito dias para realizar as alterações.  Em caso de descumprimento do prazo, o artigo não será publicado.

Diretrizes para Autores

Os interessados em publicar trabalhos na Revista Leia Escola devem acessar a plataforma SEER/OJS: 

http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/index

e submeter o arquivo.

NO ARQUIVO, deve constar o texto completo SEM NENHUMA INFORMAÇÃO QUE IDENTIFIQUE A AUTORIA (máximo de três autores). As informações sobre a filiação acadêmica, endereço, telefones para contato, endereço eletrônico, orcid, lattes, e biografia devem ser inseridas nos  METADADOS.

Só serão encaminhados para avaliação os textos submetidos pela plataforma.

Os trabalhos devem conter as seguintes características gerais de formatação: página A-4, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens no formato normal (2,5 cm superior e inferior e 3 cm esquerda e direita) espaço simples, alinhamento justificado, em documento do Word versão 97-2003, parágrafos com recuo de 1,5 cm.

O trabalho completo deve ser apresentado, considerando os seguintes itens:

PARA ARTIGO

1.     O título centralizado, no topo da página, tamanho 14, fonte em caixa alta e em negrito. A um espaço simples abaixo o título em inglês, centralizado, no topo da página, tamanho 14, fonte em caixa alta e em negrito.

2.     O(s) nome(s) do(s) autor(es), a dois espaços simples abaixo do título, alinhado à direita, tamanho 11, indicado(s) por asterisco, em nota de rodapé, a(s) titulação(ões), filiação(ões) institucional(ais) e e-mail para contato. Alunos de mestrado e doutorado deverão publicar em coautoria com um professor doutor vinculado a uma IES.

3.     O termo Resumo, em negrito, tamanho 10, a dois espaços simples abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), seguido por dois pontos e um texto digitado em parágrafo único, tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado, contendo de 100 a 150 palavras, em português.

4.     A expressão Palavras-chave, em negrito, tamanho 10, abaixo da última linha do Resumo, seguida de dois pontos e de três a cinco palavras, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. 

5.     A palavra Keywords, em negrito, seguida de dois pontos e de três a cinco palavras em língua inglesa, abaixo da última linha do Abstract, contendo as mesmas características estruturais descritas no item 4. 

6.     Divisões internas do corpo do trabalho, grafadas na mesma fonte e corpo do texto, em negrito, alinhadas à esquerda e numeradas a partir de 1. Exemplo: 1 Introdução.

7.     A primeira divisão interna a dois espaços simples da palavra Keywords e o parágrafo inicial a um espaço simples da primeira divisão interna.

8.     As demais divisões internas, incluindo as Referências (assim grafadas), a dois espaços simples do parágrafo precedente, seguidas pelo texto a um espaço simples.

9.     Citações com até três linhas inseridas no corpo do texto, entre aspas duplas, complementadas da seguinte forma: a) para fazer referências às idéias do autor: ... conforme Deleuze (1974, p. 15); b) para referências após a citação: ... (DELEUZE, 1974, p. 15); c) para parafrasear as idéias do autor: ... (cf. DELEUZE, 1974). (Não usar expressões como “idem” ou “idem, ibidem”). 

10.   Citações com mais de três linhas apresentadas em margem própria, a um espaço simples dos parágrafos anterior e posterior, com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, espaço simples, corpo 11, sem aspas, nem itálico, seguidas da referência entre parênteses, conforme exemplo: (DELEUZE, 1974, p. 15).

11.   As notas explicativas (se necessário) inseridas ao final de cada página, numeradas a partir de 1. Não utilizar as notas explicativas para Referências.

12.   Itálico para ênfase, termos estrangeiros, neologismos, títulos de livros e periódicos.

13.   Tabelas, gráficos, quadros ou ilustrações (se houver) numerados e identificados, com título ou legenda, tamanho 10 (apenas as iniciais em maiúsculas), e referenciados, ao longo do texto, de forma abreviada: Tab. 1, Tab. 2, Fig. 1, Fig. 2 etc.

14.   Referências, ao final do texto, em ordem alfabética, sem numeração das entradas, alinhamento justificado, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. (Ver alguns exemplos após o item 16).

15.   A quantidade de, no mínimo 10 e, no máximo 20 páginas, englobando todos os itens acima, como também as Referências. Não incluir anexos.

 

Exemplos de referências:

Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome abreviado. Título do livro (em itálico): (subtítulo, se houver). Edição. Local de publicação: Editora, Data.

Exemplo: BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004. 

Capítulo de livro: SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome abreviado. Título do capítulo: (subtítulo, se houver). In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Nome abreviado. Título do livro (em itálico): (subtítulo, se houver). Local de publicação: Editora, Data, páginas inicial e final do capítulo.

Exemplo: THERRIEN, J. O saber do trabalho docente e a formação do professor. In: SHIGUNOV NETO, A.; MACIEL, L. S. B. (Org.). Reflexões sobre a formação de professores. Campinas: Papirus, 2002, p. 103-114. 

Artigo de periódico: SOBRENOME DO AUTOR, Nome abreviado. Título do artigo: (subtítulo, se houver). Nome do periódico (em itálico), local de publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano da publicação.

Exemplo: GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997. 

Trabalho Acadêmico: SOBRENOME DO AUTOR, Nome abreviado. Título (em itálico): (subtítulo, se houver). Local e ano da defesa ou da apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (Tese, Dissertação ou Monografia) (Grau Acadêmico, entre parênteses) – Vínculo Acadêmico/Instituição de Ensino.

Exemplo: CARRARA, A. A. Agricultores e pecuária na capitania de Minas Gerais (1674-1807). Rio de Janeiro, 1997.230f. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Observação: Para as demais regras não explicitadas aqui, seguir normas atualizadas da ABNT NBR 6023/2018

PARA RESENHA

Os textos submetidos para a seção de resenhas devem conter no mínimo 5 e no máximo 8 páginas. E devem apresentar:

  1. Referência completa da obra resenhada, com número de páginas, em fonte 14, em negrito, espaçamento simples e sem parágrafo.
  2. Nome do autor, a dois espaços simples abaixo do título, alinhado à direita, tamanho 11, indicado(s) por asterisco, em nota de rodapé, a titulação, filiação institucional e e-mail para contato.
  3. Texto em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, margem normal (2,5 cm superior e inferior e 3 cm esquerda e direita)
  4. Referências ao final do texto.

A Revista Leia Escola aceita resenhas de obras publicadas em território nacional, há até 2 anos; e no exterior, há até 4 anos.

 

PARA ENTREVISTA

A Revista Leia Escola publica entrevistas conduzidas por pesquisadores e realizadas com autores que apresentem contribuições para as áreas de Literatura e Linguística, dentro do escopo do periódico. O arquivo da entrevista deve apresentar:

  1. Título em fonte Times New Roman, tamanho 14, espaço simples, centralizado.
  2. Nome(s) do(s) autor(es), a dois espaços simples abaixo do título, alinhado à direita, tamanho 11, indicado(s) por asterisco, em nota de rodapé, com as informações sobre a titulação, filiação institucional e e-mail para contato.
  3. Breve apresentação do entrevistado e descrição do contexto de realização da entrevista.
  4. Texto entre 05 e 10  páginas, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, margem normal (2,5 cm superior e inferior e 3 cm esquerda e direita);
  5. Em caso de transcrição os autores devem considerar a norma padrão da língua em que foi realizada a entrevista.
  6. O padrão editorial obedecerá às prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a publicação das entrevistas.

Artigos

Política padrão de seção

Resenha

Avaliação por pares

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.