ANÁLISE LINGUÍSTICA A PARTIR DE GÊNEROS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA VISÃO CONTRASTIVA

  • Karla Simões de Andrade Lima Bertotti Universidade Católica de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-2107-9614
  • Renata Monteiro Mendes Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da UNICAP

Resumen

Este trabalho investiga como a análise linguística é trabalhada no livro didático de língua portuguesa a partir dos gêneros textuais. Este estudo fundamentou-se nas questões de análise linguística; na concepção dialógica da linguagem, e na abordagem do interacionismo sócio-discursivo, os quais defendem a ação dialógica da linguagem. Para análise, foram utilizadas duas coleções de livros didáticos. Como procedimento investigativo, fizemos apresentação da estrutura dos livros didáticos escolhidos e o levantamento quantitativo e qualitativo dos gêneros abordados na obra no que se refere às atividades de análise linguística. Os resultados revelaram que a prática de ensino por meio do trabalho com gêneros textuais, portanto, fornece aos alunos os conhecimentos linguísticos e textuais necessários para atuar reflexivamente em diferentes atividades comunicativas.

Biografía del autor/a

Karla Simões de Andrade Lima Bertotti, Universidade Católica de Pernambuco

Professora de Lingua Portuguesa do Quadro Permanente do Colégio Militar do Recife

Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco

Renata Monteiro Mendes, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da UNICAP
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da UNICAP

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Publicado
2018-04-07