AS TIRINHAS NAS AULAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA INICIANTES

  • Daniela Gomes de Araújo Nóbrega UEPB

Resumen

Este artigo discute a pedagogia de leitura multimodal nas aulas de língua inglesa (LI) para alunos iniciantes. Fruto de um minicurso para a III Jornada PIBID/UEPB Letras-Inglês/2015, este artigo sugere como os professores podem trabalhar com o gênero textual ‘Tirinha’. Para tanto, como teoria usei Bazerman (2006) sobre a noção de gênero; sobre as características da linguagem não verbal, utilizei Ekman e Friesen (1969) e Nóbrega (2011); sobre o gênero textual tirinha,  mencionei Barbosa (2014), Vergueiro e Ramos (2015); e sobre leitura interativa e multimodal, usei Kleiman (2012) e Rojo (2012). Como proposta didático-pedagógica, recomendo atividades que associam a leitura multimodal (imagética) com o texto escrito, dando ênfase às habilidades orais/ escrita dos alunos.
Publicado
2016-11-10