PORTFÓLIO POÉTICO LATINO: A POESIA HISPANO-AMERICANA EM SALA DE AULA

  • Cristiane de Mesquita Alves Universidade da Amazônia (UNAMA) Bolsista PROSUP/CAPES

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de um projeto desenvolvido em sala de aula, nas classes de Espanhol, em uma Escola da Rede Salesiana em Belém do Pará, realizado por discentes, na época da produção, do 1º ano do Ensino Médio, a partir da pesquisa, da leitura e das análises interpretativas das poesias dos escritores latinos americanos selecionados por eles, na construção de um Portfólio Poético Latino. Depois das observações feitas pelos alunos, selecionou-se algumas folhas desse Portfólio, as quais serão exemplificadas neste texto. Para isso, a elaboração dessa investigação, partiu-se de uma metodologia bibliográfica, analítico-expositiva, somada as experiências e vivências entre os corpos docente e discente envolvidos na elaboração desta pesquisa.

 

Biographie de l'auteur-e

Cristiane de Mesquita Alves, Universidade da Amazônia (UNAMA) Bolsista PROSUP/CAPES

Professora/Tutora pela UEPA/UAB. Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC- UNAMA). Doutoranda em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC- UNAMA). Bolsista Prosup/CAPES. Graduada em Letras- Português (UEPA) / Graduada em Letras- Espanhol (UNAMA). Integrante do Grupo de Pesquisa Interfaces do Texto Amazônico. (GITA). E-mail: cris.mesquita28@hotmail.com

Références

BARBA PAN, M. Alfonsina Storni: su feminismo en cinco poemas. Disponível em: https://www.aboutespanol.com/alfonsina-storni-su-feminismo-en-cinco-poemas-1271746. Acesso atualizado em 30 de dezembro de 2018.

BENEDETTI, M. Primavera con una esquina rota. 2 ed. Buenos Aires: Seix Barral, 2011.

BENEDETTI, M. Mario Benedetti. Disponível: https://www.biografiasyvidas.com. /biografia/b/benedetti.htm. Acesso atualizado em 30 de dezembro de 2018.

CANDIDO, A. Literatura e Sociedade. 9 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

CANDIDO, A. Na sala de aula: caderno de análise literária. 8 ed. São Paulo: Ática, 2004.

CORTÁZAR, J. Clases de Literatura: Berkeley, 1980. 1 ed. - Buenos Aires: Aguilar, Altea, Taurus, Alfaguara, 2013.

CRUZ, J. I. Sor Juana Inés de la Cruz. https://www.biografiasyvidas.com/ biografia/j/juana_ines.htm. Acesso atualizado em 30 de dezembro de 2018.

DALVI, M. A. Literatura na escola Propostas didático-metodológicas. In: DALVI, M.; REZENDE, N. L; JOVER-FALEIROS, R. (Org). Leitura de Literatura na Escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 67-97.

DAVINI, M. C. Métodos de enseñanza: didáctica general para maestros y profesores. 1 ed. Buenos Aires: Santillana, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

JOUINI, K. El texto literario en la clase de E/LE: Propuestas y modelos de uso. Didáctica. Lengua y Literatura, Madrid, v. 20, p. 149-176, 2008.

MISTRAL, G. Gabriela Mistral. Disponível em: https://www.biografiasyvidas.com /biografia/m/mistral.htm. Acesso atualizado em 30 de dezembro de 2018.

NERUDA, P. Pablo Neruda. Su obra y biografia. Disponível em: https://www.biografiasyvidas.com/biografia/n/neruda.htm. Acesso atualizado em 30 de dezembro de 2018.

POUND, E. ABC da Literatura. Trad. Augusto de Campos e José Paulo Paes. 16ª ed. São Paulo: Cultrix, 2007.

ROSS, J. Escritores y Poetas Latinoamericanos. In: ROSS, J. Proyecto Geni, 2012. Disponível em: https://www.geni.com/projects/Escritores-y-Poetas-Latinoamericanos/3494. Acesso em 23 de dezembro de 2018.

ROUXEL, A. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. Trad. Neide Luzia de Rezende. In: DALVI, M. A; REZENDE, N. L; JOVER-FALEIROS, R. (Org). Leitura de Literatura na Escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 17-33.

TODOROV, T. Literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

www.googleimagens.com.br. Acesso em 30 de dezembro de 2018.

Publié-e
2019-06-04