ANÁLISE LINGUÍSTICA A PARTIR DE GÊNEROS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA VISÃO CONTRASTIVA

  • Karla Simões de Andrade Lima Bertotti Universidade Católica de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-2107-9614
  • Renata Monteiro Mendes Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da UNICAP

Resumo

Este trabalho investiga como a análise linguística é trabalhada no livro didático de língua portuguesa a partir dos gêneros textuais. Este estudo fundamentou-se nas questões de análise linguística; na concepção dialógica da linguagem, e na abordagem do interacionismo sócio-discursivo, os quais defendem a ação dialógica da linguagem. Para análise, foram utilizadas duas coleções de livros didáticos. Como procedimento investigativo, fizemos apresentação da estrutura dos livros didáticos escolhidos e o levantamento quantitativo e qualitativo dos gêneros abordados na obra no que se refere às atividades de análise linguística. Os resultados revelaram que a prática de ensino por meio do trabalho com gêneros textuais, portanto, fornece aos alunos os conhecimentos linguísticos e textuais necessários para atuar reflexivamente em diferentes atividades comunicativas.

Biografia do Autor

Karla Simões de Andrade Lima Bertotti, Universidade Católica de Pernambuco

Professora de Lingua Portuguesa do Quadro Permanente do Colégio Militar do Recife

Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco

Renata Monteiro Mendes, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da UNICAP
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da UNICAP

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Publicado
2018-04-07