A CONCEPÇÃO DE PRÁTICA SOCIAL POR MEIO DA APROPRIAÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM DOCUMENTOS NACIONAIS: DOS PCN À BNCC
Resumo
Este artigo objetiva analisar a noção de prática social no ensino de língua portuguesa por meio da apropriação de gêneros discursivos, como definidos por Michail Bakhtin, na trajetória de construção de documentos curriculares no Brasil, especialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN –, de 1998, e a Base Nacional Comum Curricular, de 2017. Entendemos que uma proposta de ensino-aprendizagem de língua que propicie uma efetiva participação social democrática dos alunos nas diversas esferas de atividade considera os gêneros como objeto central. De modo geral, os documentos apresentam problemas de tratamento dado aos gêneros, como a bricolagem de conceitos como texto, gênero e tipo, especialmente nos PCN, e uma centralização inflexível da proposta de trabalho com gêneros a partir da progressão de aprendizagens, na BNCC, desafiando pesquisadores e professores a uma revisão crítica desses documentos.
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