O TOCANTINS E SEU ENSINO DE INGLÊS NA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO: ENTRE EXPECTATIVAS E SILENCIAMENTO

  • Gilberto Alves Araújo Universidade Federal do Pará, Brasil. University of the Witwatersrand, South Africa.
Palavras-chave: Análise do Discurso, Língua inglesa, Proposta curricular, Tocantins.

Resumo

este artigo pretende identificar representações discursivas na Proposta Curricular do Tocantins (PC) para o Ensino Médio (TOCANTINS-SEDUC, 2009), tanto no que concerne aos autores desse documento, à língua estrangeira ou mais especificamente ao ensino escolarizado de língua inglesa, quanto ao papel desempenhado pelos docentes dessa disciplina. Para tanto, utiliza concepções de Pêcheux (1995; 1997; 2006) acerca de esquecimento, assujeitamento, formações ideológica e discursiva, bem como os procedimentos metodológicos de análise propostos por Orlandi (1998; 1999). A PC projeta o ensino de língua inglesa em um extenso horizonte de expectativas com relação a sua significância; tende a sobrelevar o discurso científico e literário na medida em que procura reservar o silêncio à voz do docente em sua prática cotidiana. No sistema econômico (ou em seu uso/utilidade), busca as respostas para os porquês do ensino desse idioma no Tocantins. Por fim, a identidade dos sujeitos redatores do documento surge entre inteireza e dispersão.

Biografia do Autor

Gilberto Alves Araújo, Universidade Federal do Pará, Brasil. University of the Witwatersrand, South Africa.

Professor Assistente na Faculdade de Letras (UFPA)

PhD Candidate in Media Studies and Linguistics (Wits-Johannesburg)

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Publicado
2018-12-31