A REPRESENTAÇÃO DA NATUREZA EM POEMAS DE PATATIVA DO ASSARÉ

Palavras-chave: Natureza. Literatura Popular. Patativa do Assaré.

Resumo

A representação da natureza é um dos temas constantes na produção artística, entretanto, pouco se discute essa temática aplicada à Literatura Popular, apesar das muitas recorrências. Dessa forma, objetiva-se elaborar, a partir dessa perspectiva, uma leitura dos poemas “O Sabiá e o Gavião” e “A menina e a cajazeira”, de Patativa do Assaré, um dos principais representantes dessa literatura no Brasil. Essa leitura está direcionada para a representação da natureza enquanto tema recorrente em boa parte da obra do referido poeta, estabelecendo uma relação de cumplicidade entre homem e natureza. Essa poesia é marcada de profundo lirismo, através da qual, na maioria das vezes, os elementos da natureza funcionam com uma espécie de suporte para a construção e a expressão desse lirismo.

Biografia do Autor

Lucicláudia Alves Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Lucicláudia Alves da Silva. Graduada em Letras-Português pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2015. cursa Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais (UFCG) e Mestrado no programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (UFCG).

Naelza Araújo Wanderley, UFCG

Possui graduação em Licenciatura plena em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos (1992), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação Francisco Mascarenhas / UFPB (1996), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2001), doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e pós-doutorado na área de Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente, é professora da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura colonial, Literatura Portuguesa - período medieval; Literatura de cordel, Literatura e ensino, Metodologia da Pesquisa.

Referências

Referências

ASSARÉ, Patativa do. Patativa do Assaré. Org. J. de Figueiredo Filho. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 1970.

ASSARÉ, Patativa do. Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

ASSARÉ, Patativa. A menina e a cajazeira. In: ASSARÉ, Patativa do. Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino.16.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

ASSARÉ, Patativa. O sabiá e o gavião. In: ASSARÉ, Patativa do. Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino.16.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

ASSARÉ, Patativa. Ispinho e fulô. São Paulo: Hedra, 2012.

AYALA, Maria Ignez Novais. Aprendendo a aprender a cultura popular. In: PINHEIRO, Helder. (Org.) Pesquisa em literatura. Campina Grande: Bagagem, 2003.

CARVALHO, Gilmar de. Patativa do Assaré: natureza e cultura. Revista do GELNE. Ano 1, Nº2, 1999.

CARVALHO, Gilmar de. Patativa Poeta Pássaro do Assaré. Fortaleza: Editora Inside Brasil Ltda., 2002.

COUTINHO, Afrânio.(org.) .A literatura no Brasil- Era Romântica. 4. ed. rev. e atual.- São Paulo: Global, 1997.

RIBON, Michel. A arte e a natureza. São Paulo: Papirus, 1991.

Publicado
2020-01-12