A COMPREENSÃO E A CONSCIÊNCIA TEXTUAL NO GÊNERO CRÔNICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Leitura. Narração. Ensino.

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor atividades para desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual no que se refere à coerência – manutenção e progressão temática –, sugeridas a alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Além disso, também é objetivo do estudo analisar as atividades à luz das teorias que as embasam, de modo a contribuir com uma ferramenta para professores de Língua Portuguesa na formação leitora de seus alunos. Para tanto, primeiramente são apresentados os fundamentos teóricos do artigo – compreensão leitora (GOODMAN, 1976; KINTSCH, 1998; COLOMER & CAMPS, 2002); tipo textual narrativo e gênero crônica (ADAM, 2011; CÂNDIDO, 1992); e consciência textual e coerência (GOMBERT, 1992; CHAROLLES, 1978). Logo após, são apresentadas as atividades propostas e suas respectivas análises.

Biografia do Autor

Patricia de Andrade Neves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Graduação em Letras Faculdade Porto-Alegrense (2013), Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do sul - PUCRS (2017). Professora de Língua Inglesa no Colégio Israelita de Porto Alegre. Doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do sul - PUCRS, na área da Psicolinguística, bolsista CNPq, e pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Cognição, Cultura, Linguagens e Interfaces: ciência, arte e tecnologia - NUCCLIN. 

 

Caroline Bernardes Borges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Escola de Humanidades da PUCRS (Bolsista integral CNPq). Mestre em Linguística pelo PPGL/PUCRS (2018) Graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas) pela Faculdade de Letras da PUCRS (2015). Membro dos grupos de pesquisa "Estudos Cognitivos e Culturais das Linguagens" (CNPq) e "Aquisição, aprendizado e processamento cognitivo da linguagem: instrumentos, procedimentos e tecnologias" (CNPq), que estão inseridos no Núcleo de Pesquisa em Cognição, Cultura, Linguagens e Interfaces: Ciência, Arte e Tecnologia, da PUCRS.

Vera Wannmacher Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Bolsista de Produtividade DT do CNPq. Mestrado e doutorado em Letras (concentração em Linguística Aplicada) e pós-doutorado em Psicolinguística. Na Escola de Humanidades: Letras da PUCRS, é docente titular e permanente do PPGL. Desenvolve atividades como professora, pesquisadora e orientadora e coordena o Núcleo de Pesquisa em Cognição, Cultura, Linguagens e Interfaces: ciência, arte e tecnologia - NUCCLIN.

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Publicado
2020-01-12
Seção
Dossiê Temático