LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM GÊNERO DE DISCURSO MULTIMODAL

  • Sandro Luis Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Juliana Souza Lopes Hott da Rocha Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: livro didático, gêneros discursivos, multimodalidade.

Resumo

Há muito vem se discutindo a importância do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. Neste artigo, trazemos algumas reflexões sobre a interface entre livro didático, gênero de discurso e multimodalidade. Procuramos observar em que medida o livro didático é caracterizado como um gênero de discurso multimodal, uma vez que apresenta uma simbiose de linguagens. Para atingir nosso objetivo, recorremos aos pressupostos enunciativo-discursivos de abordagem sócio-histórica Bakhtin (2011), aliados a fundamentos da multimodalidade, apresentados por Rojo e Barbosa (2015), Dionísio (2013), Bonini (2011) e Maingueneau (2016). Apresentamos como corpus dois livros didáticos do ensino fundamental, o que nos revelou a presença de elementos que fazem com que o livro didático seja considerado um gênero de discurso multimodal, o qual abre perspectiva para o aluno se tornar um leitor crítico, se o livro didático for trabalhado no processo de ensino-aprendizagem como um gênero multimodal.

Biografia do Autor

Sandro Luis Silva, Universidade Federal de São Paulo
Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Adjunto de Língua Portuguesa e Ensino na Universidade Federal de São Paulo.
Juliana Souza Lopes Hott da Rocha, Universidade Federal de São Paulo
Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo

Referências

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Publicado
2020-01-12