LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM GÊNERO DE DISCURSO MULTIMODAL
Résumé
Há muito vem se discutindo a importância do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. Neste artigo, trazemos algumas reflexões sobre a interface entre livro didático, gênero de discurso e multimodalidade. Procuramos observar em que medida o livro didático é caracterizado como um gênero de discurso multimodal, uma vez que apresenta uma simbiose de linguagens. Para atingir nosso objetivo, recorremos aos pressupostos enunciativo-discursivos de abordagem sócio-histórica Bakhtin (2011), aliados a fundamentos da multimodalidade, apresentados por Rojo e Barbosa (2015), Dionísio (2013), Bonini (2011) e Maingueneau (2016). Apresentamos como corpus dois livros didáticos do ensino fundamental, o que nos revelou a presença de elementos que fazem com que o livro didático seja considerado um gênero de discurso multimodal, o qual abre perspectiva para o aluno se tornar um leitor crítico, se o livro didático for trabalhado no processo de ensino-aprendizagem como um gênero multimodal.
Références
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. 6 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. p. 261-306.
BONINI, Adair. Mídia/suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Belo Horizonte: RBLA, 2011. v. 11, n. 3, p. 679-704.
BUNZEN, Clécio. Livro didático de língua portuguesa: um gênero do discurso. 2005. 168 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, SP., 2005.
BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (orgs.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português linguagens. 6. ano. São Paulo: Atual Editora, 2016.
DIONÍSIO, Angela Paiva e VASCONCELOS, Leila Janot. “Multimodalidade, gênero textual e leitor” in BUNZEN, Clécio e MENDONÇA, Márcia (orgs.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola, 2013, p. 19-42.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e Análise de discurso. São Paulo: Parábola, 2016.
_________________________. Doze conceitos em análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
_______________________. O quadro genérico. In: O discurso literário. São Paulo: Contexto, 2006. p. 229-246.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. “A questão do suporte dos gêneros textuais”. (mimeo), 2003.
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
TERRA, Ernani e CAVALLETE, Florinda Toscano. Português - Projeto Radix - 8. ano. São Paulo: Ática, 2016