DRAMATURGIA COLETIVA PARA CRIANÇAS: ENTRE A COMUNICAÇÃO E A EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: Dramaturgia coletiva. Processos cênicos coletivos. Teatro para crianças. Metodologias de criação cênica.

Resumo

Resumo: Este artigo discute as ideias de infância em relação à dramaturgia em processos cênicos coletivos, tendo como foco comum de análise o fato de que, nesse tipo de processo de criação, a escritura (ou reescritura) do texto dramatúrgico é realizado de maneira coletiva pelos artistas envolvidos na encenação. A dramaturgia aqui é compreendida como trama composta para dar base à encenação, que também constrói signos que ajudam a tecer em cena essa mesma trama. A discussão apresentada em torno desse tipo de dramaturgia, envolvem questões não só da tessitura do texto (escrito ou cênico), mas também da comunicação artista-público e das experiências em torno das apresentações em si, que impactam as construções simbólicas do enredo dos espetáculos. Para tanto, abordamos questões acerca da infância, da comunicação cênica com crianças e das metodologias de criação dramatúrgica coletivizadas.

Biografia do Autor

André Ferraz Sitônio de Assis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Doutor e Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Linha de Pesquisa Artes da Cena, com pesquisas na área de atuação, dramaturgia e encenação em processos cênicos coletivos em teatro para crianças. Atualmente, é Orientador da área de Artes Cênicas da Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação (COART) do Departamento Cultural (DECULT) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2016-2019) e é diretor e dramaturgo dos espetáculos para crianças realizados pelo grupo Catavento – Músicas & Histórias (RJ, 2015-2019).

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Publicado
2019-09-04