ADAPTAÇÃO DE CONTO DE FADAS PARA O CINEMA E A FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA ESTRATÉGIA DE LEITURA DE A BELA ADORMECIDA E MALEFICENT

Resumo

Os contos de fadas marcaram fortemente a infância de muitas crianças. Nos dias atuais, algumas adaptações dessas histórias apresentam uma nova roupagem para tais narrativas. Este artigo tem por objetivo discutir o conto de fadas A bela adormecida e o filme Maleficent e apresentar uma estratégia de leitura de ambas as narrativas para a formação de leitores na Educação Básica. Para tal, buscamos auxílio teórico em Diana e Mário Corso (2005, 2014), Wolfgang Iser (1999), Bruno Bettelheim (1980), Peter Hunt (2010) e Jorge Larossa (2003). Este estudo evidenciou que o desenvolvimento de ações metodológicas de leitura que possibilitam o trabalho com histórias clássicas e suas adaptações contemporâneas como o conto A Bela Adormecida e Maleficent se faz relevante para auxiliar os sujeitos na compreensão de si e do mundo e, principalmente, a partir disso, tornarem-se cidadãos críticos.

Biografia do Autor

Deisi Luzia Zanatta, Católica de Santa Catarina - Centro Universitário.
Doutora em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora Tutora On-line da Católica de Santa Catarina - Centro Universitário, de Jaraguá do Sul - SC.

Referências

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. 8.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

CORSO, D.; CORSO, M. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2005.

____. Mãelévola. Disponível em: [http://www.marioedianacorso.com/maelevola]. Acesso em 10. Jul. 2014.

GRIMM, J; GRIMM, W. A Bela Adormecida. In: TATAR, M. Contos de fadas: edição comentada e ilustrada. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

HUNT, P. Crítica, Teoria e Literatura Infantil. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. Johannes Kretschemer. São Paulo: Editora 34, 1999b, v.2.

LAROSSA, J. La experiência de la lectura. México: FCE, 2003.

MALÉVOLA (MALEFICENT). Direção de Robert Stromberg. Produção de Joe Roth. Roteiro de Linda Woolverton. EUA: Walt Disney Pictures, 2014. (97 min).

RICHE, R. M. Prefácio. In: DEBUS, E.; MICHELLI, R. (Orgs.). Entre fadas e bruxas: o mundo feérico dos contos para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2015. p.6-7.

Publicado
2019-09-04