DA REFERENCIAÇÃO À MEDIAÇÃO DE LEITURA: UM ESTUDO DE OBRAS DE ZIRALDO

  • Beatriz dos Santos Feres UFF
  • Júlia Vieira Correia UFF
Palavras-chave: Semiolinguística. Referenciação. Mediação de leitura. Livro ilustrado. Ziraldo.

Resumo

O presente artigo, filiado à Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, tem como objetivo analisar a referenciação em livros ilustrados, pois partimos da hipótese de que o signo verbal, no livro ilustrado, não se destaca nesse processo, conforme parece crer o senso comum. Além disso, apresenta-se a teoria do contrato de leitura, de Emediato, que mostra a necessidade de leitura mediada quando se trata de obras ilustradas, devido à referenciação verbal e visual, principalmente nas obras de Ziraldo. Para isso, serão analisados dez livros de Ziraldo, sendo os principais Flicts, Meninas, O livro do sim e O livro do não. Como referencial teórico, serão usados trabalhos de Ingredore Koch e Vanda Elias, Beatriz Feres e Margareth Mattos, Mônica Cavalcante, Lorenza Mondada e Danièle Dubois, Maria Resende e finalmente Wander Emediato. Como conclusão, percebeu-se que a referenciação é dupla nesse tipo de livro.

Biografia do Autor

Beatriz dos Santos Feres, UFF
Professora de Língua Portuguesa, doutora em Estudos da Linguagem pela UFF, atua na Graduação em Letras, na Especialização em Literatura Infantojuvenil e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da mesma universidade. É autora de Leitura, fruição e ensino com os meninos de Ziraldo (EdUFF, 2011) e coautora, com Rosane Monnerat, de Análises de um mundo significado:a visão semiolinguística do discurso (EdUFF, 2017). Orienta pesquisas de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Seu e-mail de contato: beatrizferes@id.uff.br
Júlia Vieira Correia, UFF

Possui graduação em Letras pela UFF e especialização em Educação pelo CPII. Cursa especialização em Língua Portuguesa e mestrado em Estudos de Linguagem pela UFF. É, ainda, bolsista do Programa de Tutoria da graduação em Letras da UFF. Seu e-mail de contato é: vieirajulia@id.uff.br.

Referências

CAVALCANTE, M. M. Referenciação: uma entrevista com Mônica Magalhães Cavalcante. ReVEL, vol. 13, n. 25, p. 367-380, 2015.

CHARAUDEAU, P. Discurso político. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2018.

______. Linguagem e discurso: modos de organização. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2016.

EMEDIATO, W. Contrato de leitura, parâmetros e figuras de leitor. In: MARI, H.; FONSECA, M. N. S. Ensaios sobre leitura 2. Belo Horizonte: PUC Minas, 2007, p. 83-98.

FERES, B. A encenação descritiva em livros ilustrados para crianças: marcas de um discurso formativo. In: ______; MONNERAT, R. Análises de um mundo significado: a visão semiolinguística do discurso. Niterói: EdUFF, 2017, p. 89-112.

______.; MATTOS, M. S. de. A referenciação verbo-visual no complexo contrato de leitura dos livros ilustrados para crianças e suas visadas nada inocentes. Anais do X Congresso Internacional da ABRALIN – UFF 2017, p. 41-52.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2017.

MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, M. M.; RODRIGUES, B. B.; CIULIA, A. Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003, p. 17-52.

NICOLAJEVA, M; SCOTT, C. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

RESENDE, V. M. Ziraldo - Poeta Menino Guerreiro. In: O menino na literatura brasileira. São Paulo: Editora Perspectiva, 1988.

ZIRALDO. Flicts. 2 ed. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

______. Meninas. São Paulo: Melhoramentos, 2016.

______. O livro do não. 2 ed. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

______. O livro do sim. São Paulo: Melhoramentos, 2016.

______. O menino astronauta. Rio de Janeiro: Editora MEC, 2005.

______. O menino da lua. São Paulo: Melhoramentos, 2006a.

______. O menino da terra. São Paulo: Melhoramentos, 2006b.

______. O menino mais bonito do mundo. São Paulo: Melhoramentos, 1983.

______. O menino maluquinho. 92 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1999.

______. O menino marrom. São Paulo: Melhoramentos, 1986.

______. O menino quadradinho. São Paulo: Melhoramentos, 1989.

Publicado
2020-01-12
Seção
Dossiê Temático