DA REFERENCIAÇÃO À MEDIAÇÃO DE LEITURA: UM ESTUDO DE OBRAS DE ZIRALDO

  • Beatriz dos Santos Feres UFF
  • Júlia Vieira Correia UFF

Resumen

O presente artigo, filiado à Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, tem como objetivo analisar a referenciação em livros ilustrados, pois partimos da hipótese de que o signo verbal, no livro ilustrado, não se destaca nesse processo, conforme parece crer o senso comum. Além disso, apresenta-se a teoria do contrato de leitura, de Emediato, que mostra a necessidade de leitura mediada quando se trata de obras ilustradas, devido à referenciação verbal e visual, principalmente nas obras de Ziraldo. Para isso, serão analisados dez livros de Ziraldo, sendo os principais Flicts, Meninas, O livro do sim e O livro do não. Como referencial teórico, serão usados trabalhos de Ingredore Koch e Vanda Elias, Beatriz Feres e Margareth Mattos, Mônica Cavalcante, Lorenza Mondada e Danièle Dubois, Maria Resende e finalmente Wander Emediato. Como conclusão, percebeu-se que a referenciação é dupla nesse tipo de livro.

Biografía del autor/a

Beatriz dos Santos Feres, UFF
Professora de Língua Portuguesa, doutora em Estudos da Linguagem pela UFF, atua na Graduação em Letras, na Especialização em Literatura Infantojuvenil e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da mesma universidade. É autora de Leitura, fruição e ensino com os meninos de Ziraldo (EdUFF, 2011) e coautora, com Rosane Monnerat, de Análises de um mundo significado:a visão semiolinguística do discurso (EdUFF, 2017). Orienta pesquisas de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Seu e-mail de contato: beatrizferes@id.uff.br
Júlia Vieira Correia, UFF

Possui graduação em Letras pela UFF e especialização em Educação pelo CPII. Cursa especialização em Língua Portuguesa e mestrado em Estudos de Linguagem pela UFF. É, ainda, bolsista do Programa de Tutoria da graduação em Letras da UFF. Seu e-mail de contato é: vieirajulia@id.uff.br.

Citas

CAVALCANTE, M. M. Referenciação: uma entrevista com Mônica Magalhães Cavalcante. ReVEL, vol. 13, n. 25, p. 367-380, 2015.

CHARAUDEAU, P. Discurso político. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2018.

______. Linguagem e discurso: modos de organização. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2016.

EMEDIATO, W. Contrato de leitura, parâmetros e figuras de leitor. In: MARI, H.; FONSECA, M. N. S. Ensaios sobre leitura 2. Belo Horizonte: PUC Minas, 2007, p. 83-98.

FERES, B. A encenação descritiva em livros ilustrados para crianças: marcas de um discurso formativo. In: ______; MONNERAT, R. Análises de um mundo significado: a visão semiolinguística do discurso. Niterói: EdUFF, 2017, p. 89-112.

______.; MATTOS, M. S. de. A referenciação verbo-visual no complexo contrato de leitura dos livros ilustrados para crianças e suas visadas nada inocentes. Anais do X Congresso Internacional da ABRALIN – UFF 2017, p. 41-52.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2017.

MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, M. M.; RODRIGUES, B. B.; CIULIA, A. Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003, p. 17-52.

NICOLAJEVA, M; SCOTT, C. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

RESENDE, V. M. Ziraldo - Poeta Menino Guerreiro. In: O menino na literatura brasileira. São Paulo: Editora Perspectiva, 1988.

ZIRALDO. Flicts. 2 ed. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

______. Meninas. São Paulo: Melhoramentos, 2016.

______. O livro do não. 2 ed. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

______. O livro do sim. São Paulo: Melhoramentos, 2016.

______. O menino astronauta. Rio de Janeiro: Editora MEC, 2005.

______. O menino da lua. São Paulo: Melhoramentos, 2006a.

______. O menino da terra. São Paulo: Melhoramentos, 2006b.

______. O menino mais bonito do mundo. São Paulo: Melhoramentos, 1983.

______. O menino maluquinho. 92 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1999.

______. O menino marrom. São Paulo: Melhoramentos, 1986.

______. O menino quadradinho. São Paulo: Melhoramentos, 1989.

Publicado
2020-01-12