PERFORMATIZANDO A LEITURA DO TEXTO DRAMÁTICO INFANTIL: UMA PROPOSTA PARA SALA DE AULA

  • Aline Oliveira Arruda Universidade Federal de Campina Grande Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino Mestranda http://orcid.org/0000-0002-1351-9587
  • Márcia Tavares Universidade Federal de Campina Grande Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino http://orcid.org/0000-0003-3359-7766
  • Lanaiza do Nascimento Silva Araújo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Maria Roupa de Palha. Lourdes Ramalho. Literatura dramática infantil. Leitura Performática.

Resumo

Um determinado modo de ler o texto literário pode oportunizar ao discente um novo direcionamento para compreender a significação de palavras e sentidos, cuja experimentação pode ser viável por meio de outros meios metodológicos, como por exemplo, a performance, uma vez que a leitura se desenvolve de forma oralizada (e em movimento), individual e em grupo. Nessa perspectiva, objetivamos apresentar uma proposta de leitura do texto dramático infantil para a sala de aula por meio da leitura do texto Maria Roupa de Palha, de Lourdes Ramalho (2008), destacando o método performático como instrumento para se ler o texto dramatúrgico. Metodologicamente, discorremos sobre a leitura do texto dramático, traremos informações sobre a autora estudada, bem como a obra corpus de nossa investigação, e apresentamos uma proposta para ser desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental. Nossos pressupostos teóricos estão fundamentados principalmente em Kefalás (2010; 2018), Grazioli (2007) e Camaroti (2005), dentre outros.

Biografia do Autor

Aline Oliveira Arruda, Universidade Federal de Campina Grande Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino Mestranda
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande - PPGLE/UFCG. Graduada em Letras - Língua Espanhola pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2016). Tem experiência na área de Língua e Literatura Espanhola, atuando principalmente nas seguintes áreas: Estudos Literários, Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira; Literatura Infantil e Juvenil; Literatura Dramática e Leitura Performática. Participa do Grupo de Pesquisa Abordagens de Textos Literários na Escola. Atua como Ledora/transcritora da prova do ENEM e de provas e de concursos desde 2015.
Márcia Tavares, Universidade Federal de Campina Grande Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino
Graduação Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Professora Adjunto III da Universidade Federal de Campina Grande. Faz parte do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da mesma universidade. Tem experiência na área de Literatura atuando principalmente nas seguintes áreas: Literatura Infantil e juvenil, ilustração do livro infantil, Literatura no ensino infantil e fundamental. 
Lanaiza do Nascimento Silva Araújo, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Doutora em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Atualmente é professora substituta de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. E-mail: lanaizasilva@yahoo.com.br

Referências

CAMAROTTI, M. A linguagem do teatro infantil. 3ed. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2005.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FERREIRA, T; FALKEMBACH, M. F. Teatro e Dança nos anos iniciais. Porto

Alegre: Mediação, 2012.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GRAZIOLI, F. T. Teatro de se ler: o texto teatral e a formação do leitor. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2007.

JOUVE, V. A leitura. Tradução de Brigitte Hervot. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

KEFALÁS, E. Corpo a corpo com o texto na formação do leitor literário. Campinas : Autores Associados, 2010. (Coleção formação de professores).

KEFALÁS, E. O jogo do texto no ensino da literatura: por uma metodologia performática. In : Literatura e Outras Artes : Interfaces, reflexões e dialógos com o ensino. CARVALHO, A. S. (org.). João Pessoa: Editora da UFCG, 2018.

LÚCIO, A. C. M. Teatro infantil e Cultura popular. Campina Grande: Bagagem, 2005.

MANGUEL, A. Uma história da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. – São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

PEREIRA, S. M. C. Teatro Infantil: Um olhar para o desenvolvimento da criança. Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação. Ano III, n.4, Vitória da Conquista: Edições Uesb, p. 67 – 88, 2005.

RAMALHO, M. de L. N. Maria Roupa de palha. In: Maria Roupa de palha e outros textos para crianças. Maria de Lourdes Nunes Ramalho. Organização e Introdução: Valéria Andrade e Ana Cristina Marinho Lúcio. Campina Grande: Editora Bagagem, 2008.

REIS, M. da G. M. do. O texto teatral e o jogo dramático no ensino de Francês Língua Estrangeira. Tese Apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Francesa de Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, para a obtenção de Título de Doutor. São Paulo, 2008 Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-02122008-171004/pt-br.php Acesso em: 10 de outubro de 2015.

REVERBEL, O. Teatro: Uma síntese em atos e cenas. Porto Alegre: L&PM, 1987.

SILVA. I. M. M. Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar. 2003. Disponível em: http://www.pgletras.com.br/Anais-30-Anos/Docs/Artigos/5.%20Melhores%20teses%20e%20disserta%C3%A7%C3%B5es/5.2_Ivanda.pdf Acesso em: 10 de outubro de 2015.

SOLÉ, M. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. – 6 ed. – Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. ed. 2. Trad. Jerusa Pires Ferreira, Suely Fenerichc. São Paulo: COSAC NAIFY, 2014.

Publicado
2019-09-04