A LITERATURA INFANTOJUVENIL NOS ESPAÇOS ESCOLARES E A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Poliana Bernabé Leonardeli Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
  • Aline Morais Silva Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
  • Bárbara Miguel Ferrari Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)

Abstract

Este artigo objetivou-se a analisar a prática leitora do gênero literatura infantojuvenil no espaço escolar. Sua produção teve como base material bibliográfico, entrevista e observação sistemática em uma escola pública para a coleta de dados. O material desse trabalho possibilita uma reflexão sobre o uso da literatura na prática docente e na formação do leitor. A importância do texto dá-se devido o gênero, quando aplicado de forma eficiente, ser instrumento capaz de oportunizar o aperfeiçoamento da leitura e também o desenvolvimento crítico do educando em formação. Nesse contexto, o artigo busca comprovar que o professor exerce um papel mediador, ao estimular e incentivar os alunos para o conhecimento literário, não só por meio de livros, mas também da imersão em espaços literários e projetos de leitura.

Palavras-chave: Literatura Infantojuvenil;. Ensino; Leitura

Author Biographies

Poliana Bernabé Leonardeli, Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
Possui graduação em Letras - Inglês pela Faculdade Castelo Branco (2003) e Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Atualmente é docente efetivo na Secretaria Estadual de Educação (SEDU), onde atua como professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio e professor titular na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), atuando nos cursos de Pedagogia e Administração nas ementas de Literatura infantojuvenil, Fundamentos teóricos e metodológicos da Língua Portuguesa e Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa
Aline Morais Silva, Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
Bárbara Miguel Ferrari, Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)

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Published
2020-01-12