INSTRUÇÃO DE PERCURSO: DIMENSÕES ENSINÁVEIS PARA APRENDIZES OUVINTES DE LIBRAS (L2)

  • Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Maria Augusta Reinaldo http://orcid.org/0000-0003-1996-8575
  • Shirley Barbosa das Neves Porto Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Ensino de Libras como L2. Interacionismo Sociodiscursivo. Gêneros textuais. Modelo didático de gênero

Resumo

O ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ouvintes numa perspectiva diferente das tradicionais aulas de vocabulário ou de gramática é o tema deste artigo, que tem por objetivos: (1) identificar as características definidoras do gênero instrução   de percurso; e (2) apontar e descrever dimensões constitutivas   desse  gênero relevantes   para o ensino de Libras como L2. Fundamentam o estudo pressupostos teóricos e metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (ISD) para o ensino de língua centrado no gênero textual. Trata-se de uma pesquisa-ação e de caráter exploratório. Os resultados apontam duas dimensões   relevantes para a construção do modelo didático desse gênero (MDG).

Palavras-chave: Ensino de Libras como L2. Interacionismo Sociodiscursivo. Gêneros textuais. Modelo didático de gênero

Biografia do Autor

Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Professora da Libras da Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da UFCG
Shirley Barbosa das Neves Porto, Universidade Federal de Campina Grande
Professora do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino e do Curso de Letras Libras na Universidade Federal de Campina Grande. Membro do Grupo de Pesquisa Abordagens do Texto Literário na Escola.

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Publicado
2019-09-04