ASPECTOS RELEVANTES DA DRAMATURGIA PARA A INFÂNCIA NAS PALAVRAS DE QUEM FAZ O TEATRO INFANTIL

Palavras-chave: Literatura infantil brasileira. Experiências de criadores do teatro. Leitura da dramaturgia.

Resumo

O artigo parte de uma reflexão sobre o primeiro livro de teatro infantil publicado no Brasil, a saber, Teatrinho Infantil, de Figueiredo Pimentel, até apresentar o propósito do trabalho, que é pinçar de um conjunto de publicações diversas (entrevista, depoimento, debate transcrito, artigos publicados inicialmente em jornais, publicações acadêmicas como obras teóricas e periódicos científicos) informações sobre a dramaturgia para a infância ou então aspectos do teatro infantil que servem também para pensarmos a dramaturgia para a infância. Este tema não é recorrente nos estudos da literatura infantil brasileira e não recebeu, no país, a mesma atenção, por parte dos pesquisadores, que o poema e a narrativa. Não houve a intenção de mapear um período histórico específico de publicações, mas sim de revisitar as vozes de alguns diretores, encenadores, atores, pesquisadores, críticos e dramaturgos que contribuíram com as Artes Cênicas, em especial aquelas destinadas às crianças. Ao final, percebe-se uma importante galeria de informações que podem auxiliar no direcionamento de um teatro infantil que serve aos princípios da infância e legitimam a arte que precisa ser oferecida a esse público, e, claro, à dramaturgia que vai servir de ponto de partida para a construção dos referidos espetáculos. Embora os autores pesquisados não tenham o intuito de prever uma dramaturgia para ser lida pela criança, nós, entusiastas dessa possibilidade, podemos afirmar que os aspectos levantados indicam alguns caminhos para uma dramaturgia com essa finalidade.

 

RELEVANT  ASPECTS OF DRAMATURGY FOR CHILDREN IN THE WORDS OF WHO DO THEATER FOR CHILDREN

Abstract: This article begins by reflecting on the first children´s theater book published in Brazil, namely Teatrinho infantil (literally: Little theater for children), by Figueiredo Pimentel, and after it presents the purpose of the work, which is to draw from a set of different publications (interview, testimony, transcript discussion, articles published initially in newspapers, academic publications such as theoretical works and scientific journals) information on the dramaturgy for children or aspects of the children´s theater that are as well useful for thinking the dramaturgy for children. This theme is not recurrent in the studies of Brazilian children´s literature and it has not yet received, in this country, the same attention by researchers that poetry and narrative have. There was no intention of mapping a specific historical period of publications, but rather to revisit the voices of some directors, actors, researches, critics and playwrights who have contributed to the Performing Arts, specially those aimed at children. In the end, an important gallery of information can be found that can help guide a children´s theater that serves the principles of childhood and legitimize the art that must be offered to this audience and, of course, the dramaturgy that will serve as a starting point for the construction of these theater productions. Although the researched authors do not intend to predict a dramaturgy to be read by children, we –  enthusiasts of this possibility – can affirm that the aspects raised indicate some ways for a dramaturgy for this purpose.

Keywords: Brazilian children´s literature. Theater artists experiences. Dramaturgy reading.



Biografia do Autor

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS.
Doutor e Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Docente da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS  e da Faculdade Anglicana de Erechim/RS (FAE).
Fulvio Torres Flores, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
Doutor em Letras pelo Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no curso de licenciatura em Artes Visuais, e no Programa de Pós-graduação em Extensão da Rural, orientando mestrado profissional na linha de pesquisa Identidade, Cultura e Processos Sociais.

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Publicado
2019-09-04