LIMITES E POSSIBILIDADES DA CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA SALA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
Ancorado na abordagem Histórico Cultural, trata-se de um estudo de caso e representa uma investigação qualitativa cujo objetivo é discutir acerca das possibilidades e limites da contribuição do Programa Sala de Leitura para a formação de leitores no contexto escolar. O lócus escolhido para a aplicação da pesquisa foi a sala de leitura Clarisse Lispector, sediada na Escola Estadual Professora Djanira Velho, município de Ribeirão Preto/SP. A coleta de dados foi efetuada através de entrevista semiestruturada e interações via grupo focal, realizadas, respectivamente, com a mediadora da sala de leitura e com os sete alunos integrantes da amostra. Identifica e descreve as práticas que ocorrem na sala de leitura. Os resultados reconhecem as potencialidades da sala de leitura na formação leitora dos educandos e aponta os limites a serem superados mediante sugestões que se apoiam na oferta de momentos de leitura livre e no ensino de estratégias de leituraReferências
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