LIMITES E POSSIBILIDADES DA CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA SALA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO CONTEXTO ESCOLAR

  • Ana Carolina Palma Francisco Avila Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo
  • Cláudio Marcondes de Castro Filho Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-0889-4291

Résumé

Ancorado na abordagem Histórico Cultural, trata-se de um estudo de caso e representa uma investigação qualitativa cujo objetivo é discutir acerca das possibilidades e limites da contribuição do Programa Sala de Leitura para a formação de leitores no contexto escolar. O lócus escolhido para a aplicação da pesquisa foi a sala de leitura Clarisse Lispector, sediada na Escola Estadual Professora Djanira Velho, município de Ribeirão Preto/SP. A coleta de dados foi efetuada através de entrevista semiestruturada e interações via grupo focal, realizadas, respectivamente, com a mediadora da sala de leitura e com os sete alunos integrantes da amostra. Identifica e descreve as práticas que ocorrem na sala de leitura. Os resultados reconhecem as potencialidades da sala de leitura na formação leitora dos educandos e aponta os limites a serem superados mediante sugestões que se apoiam na oferta de momentos de leitura livre e no ensino de estratégias de leitura

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Carolina Palma Francisco Avila, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo
Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP/Ribeirão Preto. Possui graduação - Licenciatura e Bacharelado - em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2003). Graduação em Biblioteconomia, Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo, USP (2015). Professora de História da Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo.
Cláudio Marcondes de Castro Filho, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo
Livre-Docente em Políticas Públicas e Formação Profissional da Informação (2018). Pós-doutorado em Biblioteca Escolar na Universidade Aberta de Lisboa (2018). Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestrado em Ciência da Informação e Comunicação, pela Universidade de São Paulo (2002). Graduação em Comunicação Social pela Faculdade Anhembi Morumbi (1989) e em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1981). Presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. 

Références

BATISTA, A. A. G.; GALVÃO, A. M. O. Práticas de leitura, impressos, letramentos: uma introdução. In: GALVÃO, A. M. O; BATISTA, A. A. G. (Orgs). Leitura: práticas, impressos, letramentos. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2011. p. 11-48.

CHARTIER, R. (Org.) Práticas da Leitura. 5. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2011.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

FERREIRA, H. O perfil do professor como responsável pelo “Programa Sala de Leitura” em escolas públicas de uma cidade do Oeste Paulista: formação docente e práticas de mediação. 2016. 158 fs. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP.

GIROTTO, C. G. G. S; SOUZA, R. J. Estratégia de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. et al. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p. 45-114.

LAROSSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n. 2, jul./dez. 2011. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/1898. Acesso em: 5 ago. 2019.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. São Paulo: Ed. UNICAMP: Cortez, 1988.

OLIVEIRA, M. K. Vygostsky aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2011.

ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.

ROUXEL, A. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 272-283, abr. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100015&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 jul. 2019.

SOUZA, R. J; GIROTTO, C. G. G. S. Estratégias de leitura: uma alternativa para o início da educação literária. Álabe: revista de la red de universidades lectoras, n.4, dez. 2011. Disponível em: http://www.ual.es/alabe. Acesso em: 3 ago. 2019.

VYGOTSKY, L. S; LURIA, A. R; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 14 ed. São Paulo: Ícone, 2016.

TREVIZAN, Z. Saberes científicos e epistemologia da prática nos processos institucionais de formação docente e de formação de leitores. Perspectiva, Florianópolis, v. 35, n. 1, mês jan./mar., 2017. Disponível em: /https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/2175795X.2017v35n1p

/pdf / Acesso em: 9 ago. 2019.

Publié-e
2020-01-12