O HORROR QUE FASCINA: CONTOS DE QUIROGA NO ENSINO MÉDIO
Abstract
RESUMO: Não há nada mais imersivo para conhecer a cultura de um determinado povo do que conhecer a sua literatura. Nesse sentido, o ensino de Língua espanhola tem muito a ganhar se for aliado com o ensino de Literatura. Este artigo pretende analisar um conto de Horacio Quiroga e apontar elementos que tornariam a leitura literária desse texto atrativa e produtiva em uma turma de ensino médio. Horacio Quiroga é um dos principais autores uruguaios e sua obra é uma das mais influentes da literatura hispano-americana. Partimos da hipótese de que ler contos de Quiroga no ensino médio pode ser profícuo tanto para encantar leitores por meio do horror representado em sua narrativa – temática que capta a atenção dos jovens - quanto para tornar sua obra mais conhecida entre leitores brasileiros. Para tanto, analisamos o conto “La Gallina Degollada” elencando maneiras que essa narrativa se comunica com jovens e adolescentes.
References
ALVES-BEZERRA, Wilson. Quiroga, Arlt, Borges e os espectros portenhos dos anos vinte. Ângulo, Lorena, SP, n. 130, p. 1-8, 2014.
BUZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (orgs.).Português no ensino médio e formação do professor.São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3. ed. rev. e aum. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1995.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. RJ: José Olympio, 1998.
CZECKSTER, Gustavo Melo. Horacio Quiroga e Cyro Martins: Fronteiras e confluências. Dissertação (Mestrado em Letras). 109 f. Programa de Pós-graduação em Letras: Literatura Comparada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.
FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Psicologia de Grupo e a Análise do Ego (1921). Rio de Janeiro: Imago, 1996.
LAROSSA, Jorge. La experiência de la lectura. México: FCE, 2003.
LAZAR, GILLIAN. Literature and Language teaching. A guide for teachers and trainers. Cambridge: Cambridge University press, 2004.
LAZO, Raimundo. Notas críticas e informativas en Quiroga, Horacio. In: Cuentos. México, Impresores Aldina, 2001.
MALARD, LETÍCIA. Enino e literatura no 2º grau: problemas e perspectivas. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1985.
MENON, Maurício César. a narrativa de mistério/suspense, terror/horror no ensino médio: ponderações e esclarecimentos. In: OLIVEIRA, Vanderleia da Silva (Org.), Educação literária em foco: entre teorias e práticas. Cornélio Procópio: Universidade Estadual do norte do Paraná, 2008.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo (Org.). Leitura literária: a mediação escolar. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004.
PETIT, Michèle. Os Jovens e a leitura. São Paulo: Editora 34, 2008.
QUIROGA, Horacio. Contos de Amor de Loucura e de Morte. São Paulo: Martin Claret, 2014.
VAX, Louis. A arte e a literatura fantásticas. Coleção Arte e Filosofia. Lisboa: Arcádia, 1972.
Copyright (c) 2018 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.