AS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO PARA O ENSINO DE LITERATURA: UMA ANÁLISE

  • Fabíola Ribeiro Farias Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Luiz Percival Leme Britto Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Zair Henrique Santos Universidade Federal do Oeste do Pará

Abstract

O artigo apresenta e discute as diretrizes estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio para o ensino de literatura. Para isso, reflete sobre as contribuições da leitura literária na formação de adolescentes e jovens à luz da concepção de trabalho educativo postulada pela Pedagogia Histórico-crítica, apresenta as recomendações do documento e analisa cada uma das habilidades descritas para a área. Conclui que a oferta de literatura no Ensino Médio brasileiro, tal como consolidada pela prática e como estabelecida na Base, não contribui para o desenvolvimento do trabalho educativo, nos termos propostos pela Pedagogia Histórico-crítica.

Author Biographies

Fabíola Ribeiro Farias, Universidade Federal do Oeste do Pará
Graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela UFMG. É leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Tem experiência profissional e acadêmica nos seguintes temas: biblioteca pública, políticas públicas na área de livro, leitura e bibliotecas, leitura, formação de leitores, literatura, livros para crianças e jovens. Realiza pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal do Oeste do Pará.
Luiz Percival Leme Britto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Luiz Percival Leme Britto é Graduado em Letras (Universidade Estadual de Campinas), mestre e doutor em Linguística (Universidade Estadual de Campinas). É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará e leitor-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Tem experiência no ensino de língua portuguesa, leitura e escrita, É coordenador do Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Zair Henrique Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Zair Henrique Santos é graduado em Letras (Universidade Federal do Pará), mestre em Letras: Linguística e Teoria Literária (Universidade Federal do Pará) e doutor em Educação: Ensino e Práticas Culturais (Universidade Estadual de Campinas). É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita; letramento; literatura de expressão amazônica; literatura oral; imaginário popular; narrativas modernas e literatura infantojuvenil. É coordenador adjunto do Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará.

References

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Published
2020-01-12