AS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO PARA O ENSINO DE LITERATURA: UMA ANÁLISE
Abstract
O artigo apresenta e discute as diretrizes estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio para o ensino de literatura. Para isso, reflete sobre as contribuições da leitura literária na formação de adolescentes e jovens à luz da concepção de trabalho educativo postulada pela Pedagogia Histórico-crítica, apresenta as recomendações do documento e analisa cada uma das habilidades descritas para a área. Conclui que a oferta de literatura no Ensino Médio brasileiro, tal como consolidada pela prática e como estabelecida na Base, não contribui para o desenvolvimento do trabalho educativo, nos termos propostos pela Pedagogia Histórico-crítica.
References
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, [19--].
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
BRITTO, Luiz Percival Leme. A sombra do caos – ensino de língua x tradição gramatical. Campinas: Mercado de Letras, 1997.
CÁSSIO, Fernando. Existe vida fora da BNCC? In: CÁSSIO, Fernando; CATELLI JR., Roberto. Educação é a Base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.