A REESCRITA DO BILHETE ORIENTADOR PELO LICENCIANDO EM LETRAS: UMA PRÁTICA REFLEXIVO-CRÍTICA NO PROCESSO DE AVALIAR TEXTOS

  • Francieli Matzenbacher Pinton Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Abstract

O bilhete orientador é considerado um gênero que possibilita o desenvolvimento de ações e atitudes produtivas ao processo de formação do professor e do aluno (SIGNO- RINI, 2006). Este trabalho objetiva refletir criticamente sobre a reescrita de bilhetes orien- tadores produzidos por licenciandos em Letras em um contexto específico de revisão de textos escritos por alunos do ensino fundamental II. Foram analisados 10 bilhetes produ- zidos e reescritos pelos licenciandos, mediados pelos bilhetes produzidos pelo formador. Os resultados revelam que a primeira versão do bilhete orientador do licenciando enfocou os aspectos microestruturais do texto, apontando-os de forma resolutiva e/ou indicativa. Já a segunda versão focalizou os aspectos macro e microestrurais, apresentando uma revisão mais interativa das dificuldades apresentadas pelos alunos.