UMA BOTIJA NA SALA DE AULA: LEITURA DE ROMANCE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Authors

  • Ananília Meire Estevão da Silva UFCG
  • Márcia Tavares UFCG

DOI:

https://doi.org/10.35572/rle.v14i2.359

Abstract

Neste artigo, após situar uma experiência de leitura com o romance A botija, de Clotilde Tavares, com alunos do  EJA, recortamos e refletimos sobre a vivência com o folheto O romance do Pavão Misterioso, de José Camelo de Melo Rezende. Como a obra de Clotilde Tavares dialoga com várias narrativas da tradição popular e erudita, estimulou-se, ao longo do experimento, a percepção destes diálogos, aspecto enriquecedor da leitura. A vivência com o folheto de cordel, cuja leitura foi realizada por um poeta popular, foi um momento forte da pesquisa no que se refere ao envolvimento dos colaboradores, conforme foi registrado e discutido no decorrer do artigo.

Issue

Section

Dossiê Temático