AVALIAÇÃO ESCOLAR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O TEMA À LUZ DE CONCEITOS BAKHTINIANOS

  • Ludmila Kemiac Universidade Federal de Campina Grande (Centro de Educação e Saúde)
  • Denise Lino de Araújo Universidade Federal de Campina Grande

Abstract

Neste artigo, dois objetivos são propostos: 1. discutir as definições e os sentidos da avaliação em contexto escolar conforme estes vêm sendo apresentados pela literatura especializada (estudos em Didática); 2. apresentar algumas alternativas para se descrever e se pensar a avaliação a partir de conceitos propostos por Mikhail Bakhtin (1992; 2009), notadamente os conceitos de gênero, esfera e estilo. A fim de alcançar esses objetivos, em um primeiro momento discutimos as origens, terminologias e definições da avaliação escolar, segundo a literatura específica sobre o tema. Em seguida, defendemos que o termo “avaliação” possui um sentido amplo, por envolver múltiplas e complexas ações do professor, podendo, pois, ser caracterizada como evento de letramento escolar. Enquanto evento, a avaliação suscita gêneros que recebem denominações diversas e possuem uma natureza discursiva.