REENUNCIANDO DEMOCRACIA EM VERTIGEM: SOB AS LENTES DE BAKHTIN E O CÍRCULO

  • Eliete Correia dos Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Wilder Kleber Fernandes de Santana UFPB

Resumen

Democracia em Vertigem, sob direção e roteiro de Petra Costa, estreou mundialmente no Festival de Sundance e foi lançado pela plataforma Netflix em junho de 2019, com 121 min. Trata-se de uma obra que foi indicada ao Oscar na categoria documentário, recebeu o Prêmio Democracia, organizado pelo Centro Cultural Caras y Caretas; também concedeu a autora o título de "Personalidade Destacada da América Latina". Estreado em um momento político ainda mais conturbado do que quando foi gravado, no documentário, a autora se coloca ao mesmo tempo como narradora e personagem, conduzindo-nos do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma relação que interliga fatos políticos com a sua vida pessoal. Acredita-se que a leitura da obra oportuniza a formação de leitores críticos aos observar a construção do enunciado no discurso da vida e na arte.

Biografía del autor/a

Eliete Correia dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba
Profa. da UEPB - Curso de Arquivologia - CCBSA- João Pessoa Coordenadora Adjunta do Curso de Arquivologia - UEPB Profa. Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da UFCG Profa. Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores da UEPB Coordenadora Geral da Rede SESA  Líder do Grupo de Pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS e membro do GPLEI Doutora em Linguística -  UFPB/PROLING  Pós-doutorado em Educação Contemporânea - PNPD-CAPES
Wilder Kleber Fernandes de Santana, UFPB
Bolsista Capes. Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional.

Citas

BAKHTIN, M. M. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: BAKHTIN, M. M Estética da Criação Verbal. [tradução feita a partir do russo; tradução Paulo Bezerra]. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006 [1979].

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Tradução, posfácio e no-tas de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2016 [1979].

BAKHTIN, M. M. O problema do Conteúdo, do Material e da Forma na Criação Literária. (1924). In: Questões de literatura e de estética - A Teoria do Romance. Equipe de tradução (do rus-so) Aurora Fornoni Bernardini; José Pereira Júnior; Augusto Góes Júnior; Helena Spryndis Nazário; Homero Freitas de Andrade. 6. edição. Editora Hucitec - São Paulo, 2010. (1930-1934).

MCCOMBS, M. A Teoria da Agenda: a mídia e a Opinião. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

MEDVIÉDEV, P. N. O Método Formal nos estudos literários: introdução a uma poética sociológica. Tradutoras: Shei-la Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2016 [1928].

PRONER, Carol et al (orgs). A resistência ao golpe de 2016. Bauru: Canal 6, 2016. 425 p.

VOLOCHÍNOV, V. N. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e fi-losofia da linguagem - Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo – Ensaio introdutório de Sheila Grillo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].

VOLOCHÍNOV, V. N. A palavra na vida e a palavra na poesia: introdução ao problema da poética sociológica, p.71-111. (1926). In: VOLÓCHINOV – Do círculo de Bakhtin. A construção da enunciação e outros ensaios. Trad. João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro e João editores, 2013.

VOLOCHINOV [BAKHTIN]. Discurso na vida e na arte: sobre a poética sociológica. Trad. de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza da edição inglesa de TITUNIK, I. R. “Discourse in life and discourse in art – concerning sociological poetics”. In: Volochinov, V. N. Freudism. New York: Academic Press, 1976 [1926].

Publicado
2020-01-12