A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

  • Marcia Juliana Dias de Aguiar UFSM
  • Adriana Fischer UFSC

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo bibliográfico a respeito da Pedagogia do Multiletramentos (New London Group, 1996), exemplificando seus conceitos de maneira aplicada, a fim de oportunizar sugestões para o aprimoramento das atividades docentes, considerando os sentidos dos textos multimodais e semióticos. Pretende-se também promover a reflexão sobre a importância do processo de formação continuada (Freire, 2011; Ghedin, 2005) como uma maneira eficaz de se entrar em contato com novas formas de pensar o processo de ensinar e aprender em sala de aula. Com isso,o professor buscará complementar seu agir docente, analisando-o crítica e reflexivamente, bem como testando novos métodos e abordagens de ensino, contemplando os textos multimodais de nossa contemporaneidade. Neste contexto, a Pedagogia dos Multiletramentos poderá ser estudada e analisada pelos professores, servindo como suporte teórico para a elaboração de atividades significativas de leitura e escrita em sala de aula.