AVALIAÇÃO DA COERÊNCIA EM INSTRUÇÃO MULTIMODAL DE MATERIAL AUDIOVISUAL

  • Flávia Karolina Lima Duarte Barbosa Instituto Federal de Mato Grosso – campus Barra do Garças.
  • Maria Augusta Reinaldo Universidade Federal de Campina Grande

Resumen

A crescente divulgação de instruções multimodais em formato audiovisual disponíveis em ambiente virtual tem facilitado o acesso aos conteúdos educacionais por parte dos aprendizes. Portanto, torna-se necessário observarmos os critérios de construção desses materiais. O objetivo deste artigo é analisar, à luz do princípio da coerência, uma instrução multimodal da área de Eletrônica Analógica. O referencial teórico está representado pelas contribuições da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimodal (MAYER, 2009; CLARK; MAYER, 2011). Os dados para análise estão contidos em um vídeo disponível em ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados da análise mostram a presença de elementos cognitivos estranhos no design instrucional, comprometendo a coerência do material selecionado, fator que pode prejudicar a aprendizagem significativa.