TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS TEORIAS DE COESÃO E COERÊNCIA: COMO AJUDAR OS ALUNOS A PERCEBEREM E RESOLVEREM PROBLEMAS NO NÍVEL TEXTUAL

  • Heloana Cardoso Retondar
  • Tania Maria Nunes de Lima Camara

Resumen

Resumo: O objetivo deste artigo é discutir metodologias utilizadas por professores para corrigir problemas de coesão e coerência nos textos dos alunos e apontar possibilidades didáticas. Teoricamente, os estudos sobre textualidade emergiram a partir do sociointeracionismo, entretanto há problemas para se transpor didaticamente seus conteúdos. A discussão é recorte de uma pesquisa qualitativa e indiciária com sete professores. Fundamentado na concepção de escrita como trabalho e autoafirmação, e baseado na avaliação formativa, discute-se: (i) o conteúdo das respostas das entrevistas semiestruturadas; (ii) trechos de redações corrigidas que apresentam problemas de coesão e/ou coerência. Defende-se a hipótese: ao avaliar um texto, não basta sinalizar problemas de coesão/coerência; essa postura metodológica é incoerente com a percepção do texto como o lugar da interação.

Publicado
2016-02-23