A LITERATURA INFANTIL INSTIGANDO QUESTÕES “DELICADAS” DESDE A INFÂNCIA: O CASO DE BINTOU’S BRAIDS

  • Patrícia Pinheiro Menegon UFMA
  • Josilene Pinheiro-Mariz UFCG

Resumen

Compreendendo que a literatura é um dos meios mais eficazes para se estimular o imaginário da criança quando de sua entrada na escola, buscamos discutir a noção de beleza negra infantil e a relação entre avós e netos, pelo olhar da cultura africana, a partir da narrativa Bintou’s Braids (DIOUF, 2001) na aula de inglês. As nossas reflexões estão ancoradas em Hunt (2010) e outros, ao tratarem da necessidade de se iniciar a criança na literatura desde cedo na escola; na Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira no ensino básico, como incentivo à leitura; em Munanga (2005) sobre o racismo na escola; e, em Hooks (2006) no que concerne à beleza negra. 

Publicado
2016-11-10