A LITERATURA DE CORDEL NOS CURRÍCULOS ESCOLARES: HISTÓRIA E RESISTÊNCIA

  • Francisco Cláudio Alves Marques Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis.
  • Esequiel Gomes da Silva Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó.

Resumen

Neste artigo pretendemos demonstrar que o uso de fontes escritas, situadas entre a oralidade e a escritura, no âmbito da escola e inclusive na universidade, constitui contribuição importante para o estudo de produções poéticas que fogem às normas que regem as composições eruditas e acadêmicas, sendo, por esse motivo, pouco estudadas e pouco compreendidas, o que tem deixado esse tipo de produção à margem do que é aceito como cultura pelos estudiosos de produções, por assim dizer, eruditas. Pretendemos ainda colocar em discussão a importância de se levar o cordel para o contexto da escola e da academia hoje e de, sobretudo, apresentá-lo aos estudantes como crônica poética do cotidiano e como uma oportunidade para se conhecer outras visões de mundo, nem sempre coincidentes com as do universo erudito.
Publicado
2017-02-21