Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade
Resumen
O presente trabalho é fruto da oficina sobre esquema desenvolvida no V Workshop de Letramento Acadêmico, em 2017, na Universidade Federal da Paraíba, realizado pelo grupo de pesquisa Ateliê de Trabalhos Acadêmicos. O objetivo principal deste estudo é discutir sobre o gênero esquema como facilitador na recepção e na construção textual de outros gêneros no âmbito da universidade. O corpus é formado por esquemas de leitura e por esquemas para a produção futura de outro texto. Partimos da noção de gênero como constructo sócio-histórico, considerado produto das atividades sociais de linguagem, e subsidiamos nossa análise pelos aportes teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo, em relação aos parâmetros do contexto físico e sociossubjetivo de produção (BRONCKART, 1999).Citas
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução da versão francesa: Maria Ermantina Galvão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução: Anna Rachel Machado. São Paulo: Educ, 1999.
DUARTE, Nayara Araújo. Esquema. In: SILVA, Elizabeth Maria da (Org.). Professora, como é que se faz? Campina Grande: Bagagem, 2012. p. 27-42.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
PEREIRA, Bruno Alves; SILVA, Williany Miranda da. O gênero esquema no evento aula: funcionalidade e repercussões para o processo de ensino/aprendizagem. IV Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET), 2007, Santa Catarina. Anais... Santa Catarina: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2007, p. 756-766.
PEREIRA, Regina Celi Mendes; LEITÃO, Poliana Dayse Vasconcelos Leitão (Orgs.). Ateliê de letras: projetos no tear. João Pessoa: Ideia, 2017.
VOLOCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. 16. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2009.
Derechos de autor 2018 Leia Escola
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.