ESCALA DE PROFICIÊNCIA DA PROVA BRASIL: O QUE INFORMA AOS PROFESSORES?
Résumé
O presente artigo apresenta reflexões sobre a escala de proficiência da Prova Brasil (INEP/MEC), realizadas com base em análise de conteúdo, em que foram estabelecidas relações entre a Matriz da Prova Brasil e a descrição dos níveis da escala de proficiência. Os dados evidenciaram articulação entre a Matriz e as habilidades descritas na escala, mas foram encontradas inconsistências e imprecisões, tais como repetições e descrições amplas e vagas. Há também problemas na descrição da progressão entre os níveis de proficiência.
Références
ÁLVAREZ MÉNDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2003.
BESERRA, Normanda. Avaliação da compreensão leitora: em busca da relevância. In: MARCUSCHI, Beth.; SUASSUNA, Livia. Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BLOOM, Benjamin S. et al. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. 1983.
BOFARULL, M. Teresa. "Avaliação da compreensão da leitura. Proposta de um roteiro de observação." TEBEROSKY, Ana et al. Compreensão de leitura: a língua como procedimento. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed (2003): 127-136.
DE BONAMINO, Alicia Catalano. Tempos de avaliação educacional: o SAEB, seus agentes, referências e tendências. Quartet, 2002.
BRASIL. PDE: Plano de Desenvolvido da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2011.
CAMPS, Anna; COLOMER, Teresa. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.
DELL’ ISOLA, Regina. A avaliação da leitura de textos no ensino da língua portuguesa. In: DELL’ ISOLA, Regina.; MENDES, Eliana. (orgs.) Reflexões sobre a língua portuguesa: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes, 1997.
FERNANDES, Cláudia de Oliveira. FREITAS, Luiz Carlos de. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007..
FERREIRA, Andrea.; LEAL, Telma. Avaliação na escola e ensino da língua portuguesa: introdução ao tema. In: MARCUSCHI, B.; SUASSUNA, L. Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
GODOY, Arilda Schimidt. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: estado da arte. Didática, v. 30, p. 9-25, 1995.
GREMAUD, Amauri P. [et al]. Avaliação continuada: apropriação e utilização dos resultados: Pernambuco. Juiz de Fora: FADEPE, 2009.
HOUAISS, Antônio Dicionário Eletrônico Houaiss de. da língua portuguesa. Rio de janeiro, Objetiva, 2001.
HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 1997.
NETO, João Luiz Horta. Avaliação externa de escolas e sistemas: questões presentes no debate sobre o tema. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 91, n. 227, 2010.
INEP. Prova Brasil – SAEB, Escala de Proficiência. In: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/escala/2011/escala_desempenho_portugues_fundamental.pdf>. Acesso em: 25 de jan. 2013.
JORBA, Jaume; SANMARTI, Neus. A função pedagógica da avaliação. Avaliação como apoio à aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, p. 23-45, 2003.
LEAL, Telma. Intencionalidades da avaliação na língua portuguesa. In: SILVA, J.; HOFFMAN, J. e ESTEBAN, M. (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2008.
MENGA, Lüdke; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, v. 986, p. 99, 1986.
MELLO, Maria Cristina; RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Competências e Habilidades: da teoria à prática. Rio de Janeiro: Wak, 2003.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Ates Médicas Sul, 1999.
PHILIPS, Bernad S. Pesquisa Social: Estratégias e Táticas; tradução de Vanilda Paiva. Rio de Janeiro, Agir, 1974.
QUINQUER, Dolors. Modelos e Enfoques sobre a Avaliação: o modelo comunicativo. En M. Ballester et al. Avaliação como Apoio à Aprendizagem, p. 47-60, 2003.RABELO, Edmar Henrique. Avaliação: novos tempos, novas práticas. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
RAPHAEL, Hélia Sônia. Avaliação: questão técnica ou política? Estudos em Avaliação Educacional, (12): 33-43, jul./dez. 1995.
SILVA, Jahnsen.; HOFFMAN, Jussara.; ESTEBAN, Maria Teresa. (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2008.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SUASSUNA, Livia. Paradigmas de avaliação: uma visão panorâmica. In: MARCUSCHI, Beth.; SUASSUNA, Livia. Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
(c) Tous droits réservés Revista Leia Escola 2018
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .