INVESTIGAÇÃO LITERÁRIA: DESVENDANDO O GÊNIO DO CRIME ATRAVÉS DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Résumé
O gênio do crime (2010), de João Carlos Marinho, é um desses exemplos de texto literário que marcou inúmeras gerações de leitores. Todavia, considerando que as relações entre literatura e escola estão cada vez mais instáveis e que são escassos os projetos de mediação que aproximam os leitores dos livros, esse clássico literário parece enfrentar uma incerteza quanto a sua continuidade entre as futuras gerações. Sendo assim, o presente artigo apresenta uma proposta que objetiva estreitar os laços entre a sala de aula, os leitores contemporâneos e o universo literário e, para tal, adotamos as estratégias de leitura Solé (1998), além dos estudos de Khéde (1987); Todorov (2003), Lajolo e Zilberman (2007) e Girotto e Souza (2010).Références
CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; Lisboa: Difel, 1990.
GIROTTO, Cyntia Graziela Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira. Estratégias de Leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In. SOUZA, R. J. de (Org.) Ler e compreender estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
MARINHO, J. C. O gênio do crime:Uma aventura da turma do gordo.60ª ed. São Paulo: Global, 2010.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998.
KHÉDE, S. S. A quem interessa o crime? Ou: O romance policial à procura de sua identidade. In: ZILBERMAN, R. (Org.) Os preferidos do público: Os gêneros da literatura de massa. Petrópolis - RJ: Vozes, 1987, pp. 43-51.
LAJOLO, M. ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira:História & histórias. São Paulo: Ática, 2007.
TODOROV, T. Tipologia do romance policial. In: Poética da prosa. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. São Paulo: Objetiva, 2005.
(c) Tous droits réservés Revista Leia Escola 2018
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .