PROJETAR O LEITOR: NAS ASAS DA LEITURA
Résumé
Sabe-se que o incentivo àleitura literária deve ser uma realidade no ambiente escolar. Nesse sentido, dentre outros motivos, a escola deve destacar-se por permitir ao leitor o acesso a diversas culturas e ampliando, assim, o repertório de informações (ANTUNES,2009). Portanto, guiados por essa reflexão, o projeto de extensão “Nas Asas da Leitura” tem como objetivo o incentivo à leitura não só dentro da escola, mas que esse hábito ganhe novos espaços, como por exemplo, o familiar. Sendo, pois, a extensão um elo, que tem o dever de levar o conhecimento produzido na academia até a comunidade, o presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada por alunos extensionistas do curso de graduação do curso de Letras língua – portuguesa e alunos do ensino médio, através de uma oficina, cujo enfoque foi a leitura do texto poético, realizada durante a Feira Literária de Campina Grande – FLIC em duas escolas públicas na cidade de Campina Grande – PB, no ano de 2018.
Références
ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006)
BRITO, Angela Maria Benedita B. de. et al. (Org.). KuléKulé: Educação e identidade negra.
CADEMARTORI, Lígia. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica Editora,2012.
COSSON, Rildo. Círculo de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2018.
______________. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016.
FERRAREZI, J. R. Celso. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
GOMES, Nilma Lino. Educação e identidade negra. In: BRITO, Ângela Maria Benedito B, SANTANA, Moisés de Melo e CORREIA, Rosa Lúcia L. S. (ORG.) Kulé, Kulé: educação e identidade negra. Maceió: EDUFAL, 2004
MARIA, Luzia de. O Clube do livro: ser leitor, que diferença faz? São Paulo: Global, 2016.
PINHEIRO, Hélder e NÓBREGA, Marta. Literatura e ensino: aspectos metodológicos e críticos. Campina Grande: EDUFCG,2014.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.
SANTIAGO, Ana Rita. Vozes literárias de escritoras negras. Cruz das Almas/ Bahia: UFRB, 2012.
SANTOS, Luis Carlos, GALAS, Maria e TAVARES, Ulisses (orgs).O negro em versos. São Paulo: Moderna, 2005.
SOBRAL, Cristiane. Não vou mais lavar os pratos. Brasília, Editora Garcia, 2016.
YUNES, Eliana. (org). Pensar a leitura: complexidade. Rio de Janeiro: Ed. PUC- Rio de Janeiro: Loyola, 2002.