REFERENCIAÇÃO EM FOCO: A ELABORAÇÃO DIDÁTICA DA DESCRIÇÃO DEFINIDA EM GRAMÁTICA PEDAGÓGICA

  • Priscila Raposo Ananias Universidade Federal de Campina Grande.
  • Williany Miranda da Silva Universidade Federal de Campina Grande.

Résumé

Concebendo o estudo das estratégias de referenciação enquanto importante ferramenta no desenvolvimento das práticas de leitura e produção textual, o presente trabalho objetivou descrever e analisar a concepção de referente que subjaz à elaboração didática da descrição definida em uma gramática pedagógica do Ensino Médio e verificar as possíveis implicações desse tratamento didático-pedagógico no tocante ao ensino das práticas de leitura e escrita. Os dados analisados foram constituídos por fragmentos da exposição do conteúdo, atividades e orientações docentes dispostas em um capítulo, cujo conteúdo versava sobre pronome, extraído de um exemplar do professor de uma Gramática pedagógica destinada ao ensino médio. A análise parcial dos dados revelou que a descrição definida foi abordada enquanto mecanismo de menção ou retomada de referentes inseridos no mundo físico. Tal aspecto foi notadamente evidenciado pelo uso exclusivo da orientação espacial como critério determinante para o estudo dos pronomes demonstrativos.