A DIDATIZAÇÃO DA ESCRITA: IMPLICAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Résumé
O objetivo, deste trabalho, é refletir sobre o ensino de escrita e as propostas de didatização de gêneros discursivos, apresentadas especialmente por Passarelli (2004; 2012), Dolz, Noverraz & Schweuvly (2004) e Lopes-Rossi (2006; 2012). De maneira mais específica, objetivamos analisar e discutir não somente os princípios teóricos que são subjacentes às diferentes propostas de didatização, como também observar de que maneira esses princípios se constituem metodologicamente e podem contribuir para o ensino de produção textual escrita tanto na educação básica como no ensino superior. Essa reflexão tem como base as investigações desenvolvidas através do projeto de pesquisa intitulado “Ensino de Leitura e de Produção de Gêneros do Discurso: perspectiva semântico-discursiva, a partir de Sequências Didáticas (ELPGD)”, no âmbito do PROFLETRAS/UFPB (Programa Nacional de Mestrado Profissional em Letras). As investigações, realizadas ou em andamento e sempre de natureza aplicada e de cunho intervencionista, têm demonstrado a eficácia da didatização da escrita. As investigações já realizadas têm demonstrado que as diferentes propostas, embasadas na concepção sociointeracionista da linguagem, permitem que o educando, ao elaborar um texto, identifique o contexto de enunciação, compreendendo, assim, que a escrita possui autor, interlocutor, função e natureza interacional. Permitem também o exercício da reescrita e de uma avaliação formativa.
Références
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