O PAPEL DO PROFESSOR DE ESPANHOL /LE A PARTIR DA LEITURA DE CÓMO VIAJAR SIN VER (2010), DE ANDRÉS NEUMAN: REFLEXÕES E DESAFIOS

  • Juliana Bevilacqua Maioli Universidade Federal de Rondônia
Palavras-chave: Cómo viajar sin ver. Ensino de língua espanhola. Letramento crítico. Interculturalidade. Tradução cultural.

Resumo

O trabalho discute acerca do papel e dos desafios do professor de língua espanhola/LE a partir da leitura da obra Cómo viajar sin ver (2010), do escritor hispano-argentino Andrés Neuman. O livro constitui uma narrativa híbrida que reúne registros da viagem realizada pelo autor por dezenove países da América Latina, em 2009. O relato nos conduz a uma excursão pela heterogeneidade étnica, linguística e sociocultural das paisagens latino-americanas. Na travessia, examinamos como as práticas de linguagens operam os mecanismos de produção de sentidos construídos na – e da – interação do sujeito e o mundo exterior, com a finalidade de repensarmos a importância do letramento crítico, da consciência intercultural e do ato da tradução enquanto elementos fulcrais no processo de ensino/aprendizagem do espanhol/LE no atual contexto educacional brasileiro.

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Publicado
2019-06-04