O ENSINO DE POESIA NO 6º ANO
Abstract
RESUMO: O artigo apresenta os resultados da pesquisa de mestrado que tinha com objeto o ensino de poesia a partir de uma perspectiva holística. Aplicou-se proposta de intervenção para o ensino de poesia no 6º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública em Santarém-PA. Os resultados da aplicação da proposta apontam a importância da formação docente na prática pedagógica, a necessidade de conhecimento amplo dos objetos de ensino e reflexão do professor sobre sua prática docente cotidiana.
PALAVRAS-CHAVE: poesia; omnilatreal; formação
References
ALVES, Betânia Viana. A poesia infantil na obra de Henriqueta Lisboa. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Letras. Belo Horizonte, 2009.
ANTUNES, Irandé. Aula de português. São Paulo: Parábola editorial, 2003.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Aula de português: discurso, conhecimento e escola. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1990.
______ Aula de português: discursos e saberes escolares. São Paulo. Martins Fontes. 1997
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Entrevista: professor em busca de leitores. Na ponta do lápis. nº 17, ano VII. P. 6-11. Agosto, 2011
BRITTO, Escola, ensino de língua, letramento e conhecimento. Calidoscópio, Vol. 5, n. 1, p. 24-30, jan./ abr. 2007.
______ A sombra do caos: ensino de língua X tradição gramatical. Campinas, Mercado das letras: 2008.
______ Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas – SP. Mercado das Letras: 2012.
______ Ao revés do avesso: leitura e formação. São Paulo: Pulo do gato, 2015.
CÂNDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e cultura. São Paulo. USP, 2004.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2006.
FRANCHI, Eglê. E as crianças eram difíceis... A redação na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
______ Pedagogia da alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987.
GERALDI, João Wanderlei. Aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João editores: 2015.
GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras / ALB. 1996.
LUCCHESI, Dante. Língua e sociedade partidas. São Paulo. Contexto, 2015.
SAVIANI. Dermeval; DUARTE, Newton. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. Revista brasileira de educação, Caxambu/ MG, v. 15, n.45, p. 422-433, 2010.
RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus editorial: 1982.
Copyright (c) 2018 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.