ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM MANUAIS DE AUTOESTUDO PREPARATÓRIOS PARA O TOEFL IBT
Abstract
O TOEFL - Test of English as a Foreign Language - é um exame largamente utilizado como comprovante de proficiência em língua inglesa ou como pré-requisito para ingresso em universidades norte-americanas. No presente artigo, buscamos submeter a escrutínio estratégias de leitura descritas em manuais de autoestudo que preparam para esse teste. Para tanto, empreendemos uma revisão de literatura sobre esse tema, na qual definimos o que vêm a ser estratégias e habilidades de leitura, para, na sequência, cotejar essas noções ao conteúdo encontrado nos manuais. A análise evidencia que nesses, frequentemente, as estratégias elencadas são descritas como "dicas" ou "táticas"; estando entre as mais frequentes e relevantes: evitar o uso do processo ascendente, fazer uso de inferências, bem como de skimmimg e scanning. Dessa forma, a ênfase recai sobre uso utilitário e estratégico do ato de ler, sendo desencorajada a leitura voltada à fruição.
Palavras-chave: TOEFL. Estratégias de leitura. Habilidades de leitura.
References
ANDERSON, N. J. Individual differences in strategy use in second language reading and testing. In: Modern Language Journal, v.75, p. 460-472, 1991.
BORGES, C. B. Objetivo de leitura e processo de compreensão leitora. Porto Alegre, 2018. 132 f. Dissertação. Mestrado em Linguística. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS.
BROWN, D. H. Teaching by principles. An interactive approach to language pedagogy. 2nd. ed. White Plains, NY: Longman, 2000.
CARRELL, P. L. Can Reading Strategies be Successfully Taught? In: The Language Teacher. Issue 22.3; March, 1998. Disponível em: https://jalt-publications.org/tlt/articles/2259-can-reading-strategies-be-successfully-taught. Acesso em: 9 jun. 2019.
CLARKE, M. A.; SILBERSTEIN, S. Toward a realization of psycholinguistics principles for the ESL reading class. In: Language Learning 27, 1977, p. 135-54. Disponível em: https://deepblue.lib.umich.edu/bitstream/handle/2027.42/98335/j.1467-1770.1977.tb00297.x.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 9 jun. 2019.
COADY, J.; NATION, I.S.P. Vocabulary and reading. In: Vocabulary and Language Teaching eds. R. Carter and M. McCarthy. London: Longman, 1988, p. 97-110.
ETS. The Official Guide to the TOEFL® Test. 4th. New York, NY: McGraw-Hill, 2012.
GOODMAN, K. S. Reading: a psycholinguistic guessing game, 1967. Disponível em: https://www.csie.ntu.edu.tw/~r99922026/tmp_zero/Reading_A_Psycholinguistic_Guessing_Game.pdf. Acesso em: 9 jun. 2019.
GRAESSER, A. C. An introduction to strategic reading comprehension. In: MCNAMARA, D. S. Reading comprehension strategies. Theories, inventions and technologies. University of Memphis. Lawrence Erlbaum Associates, Inc, 2007, p.3-26.
HEDGE, T. Teaching and learning in the language classroom. Oxford: Oxford University Press, 2000.
KARNAL, A. R. A Atualidade da pesquisa sobre as estratégias de leitura no Brasil. Revista (Con)Textos Linguísticos, v. 8, n. 10, 2014. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6280/5797 Acesso em: 9 jun. 2019.
LOUGHEED, L. Direct to TOEFL iBt - Macmillan Exams - Student's book. Oxford: Macmillan Publishers Limited, 2011.
MATTHIESEN, S. J. Essential words for the TOEFL®. 5th. New York: Barron's Educational Series, 2011.
PEREIRA, V. W. A predição na teia de estratégias de compreensão leitora. Revista Confluência. Rio de Janeiro: Ed. Instituto de Língua Portuguesa, v. 1, p. 81-91, 2012.
PETERSON'S. Master the TOEFL reading skills. Lawrenceville, NJ: Peterson's, 2007.
PHILIPS, D. Longman preparation course for the TOEFL test: Ibt. 2nd. ed. White Plains, NY: Pearson Education, 2013.
PIERCE, D.; KINSEL, S. Cracking the TOEFL iBT. New York: The Princeton Review. Random House Inc, 2014.
ROGERS, B. The complete guide to TOEFL test iBT edition. Boston: Thomson Heinle, 2007.
SHARPE, P. J. Barron's TOEFL iBT. 14th ed. New York: Barron's Educational Series Inc., 2013.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
WIDDOWSON, H. G. Explorations in Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 1979.