ENTRE TEATRO E LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA SOCIAL E AFETIVA EM MOACYR SCLIAR
Resumen
O objetivo do artigo é provocar reflexões sobre a obra O irmão que veio de longe, de Moacyr Scliar (2006), mediante o exercício dramático potencialmente capaz de auxiliar na formação do leitor infantil. Esta obra emociona ao conduzir o leitor pela voz do menino Cauê, um pequeno índio, orgulhoso de sua origem enfrenta a mudança de vida lidando com o mais cruel dos sentimentos, o preconceito. Scliar envereda a história para a descoberta dos laços que prendem afetivamente seja uma família, seja uma sociedade, levando os leitores a caminhos de luta contra a intolerância. Compartilharemos questões que foram despertadas por meio da leitura e da atividade dramática para compreensão e entendimento do texto literário.
PALAVRAS-CHAVE: Formação do leitor. Exercício dramático. Literatura infantil.
Citas
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Conceituando alfabetização e letramento. In: Santos, Carmi Ferraz & Mendonça, Márcia (org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. 1.ed., 1.reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
CANDIDO, Antônio. O direito à Literatura. In: _______. Vários escritos. Rio de Janeiro/São Paulo: Ouro sobre Azul/Duas Cidades, 2004. p.169-191.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil. São Paulo: Ed. Moderna, 2000.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário. São Paulo: Global Editora, 2003.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. (Coleção Leitura)
GARCIA, Gabriel. Texto publicado no Volume 2 – Prazer em Ler. SP. 2007, publicação do Programa Prazer em Ler, do Instituto C & A e CENPEC.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: RÖSING, Tânia M. K.; ZILBERNAM, Regina (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
PRADO, Adélia. Texto publicado no Volume 2 – Prazer em Ler. SP. 2007, publicação do Programa Prazer em Ler, do Instituto C & A e CENPEC.
SCLIAR, Moacyr J. O irmão que veio de longe. 2ª ed. São Paulo: Companhia das letras, 2006.
_______________. O texto, ou: a vida – uma trajetória literária. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
SOARES, Magda Becker. A escolarização da Literatura Infantil e Juvenil. In: de EVANGELISTA, Aracy, et al. (Orgs.). A Escolarização da Literatura: O Jogo do Livro Infantil e Juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
REVERBEL, O. Um caminho do teatro na escola. Minas Gerais: Scipione, 1989.
Derechos de autor 2018 Revista Leia Escola
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.