ENTRE TEATRO E LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA SOCIAL E AFETIVA EM MOACYR SCLIAR

  • Silvânia Maria da Silva Amorim Cruz Secretaria de Educação de Pernambuco
  • Luzia Cristina Magalhães Medeiros Secretaria de Educação de Pernambuco

Résumé

O objetivo do artigo é provocar reflexões sobre a obra O irmão que veio de longe, de Moacyr Scliar (2006), mediante o exercício dramático potencialmente capaz de auxiliar na formação do leitor infantil. Esta obra emociona ao conduzir o leitor pela voz do menino Cauê, um pequeno índio, orgulhoso de sua origem enfrenta a mudança de vida lidando com o mais cruel dos sentimentos, o preconceito. Scliar envereda a história para a descoberta dos laços que prendem afetivamente seja uma família, seja uma sociedade, levando os leitores a caminhos de luta contra a intolerância. Compartilharemos questões que foram despertadas por meio da leitura e da atividade dramática para compreensão e entendimento do texto literário.

 PALAVRAS-CHAVE: Formação do leitor. Exercício dramático. Literatura infantil.

Bibliographies de l'auteur-e

Silvânia Maria da Silva Amorim Cruz, Secretaria de Educação de Pernambuco
Mestrado profissional em Profissional em Língua Portuguesa.  Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil. Professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de Pernambuco. Tutora EAD do curso de Especialização em Gestão e Coordenação em Educação pela Universidade de Pernambuco. Experiência como Gestora Escolar, Coordenadora Pedagógica, Secretária Adjunta de Educação do município de Tuparetama e formadora do curso Gestar II em Língua Portuguesa, pela Gerência Regional de Educação Sertão do Alto Pajeú e pela Secretaria de Educação de Tuparetama e formadora do Programa Paulo Freire: Pernambuco Escolarizado, pela Gerência Regional de Educação Sertão do Alto Pajeú. Atualmente, propõe-se a pesquisar estratégias de leitura de textos multimodais, tendo como foco a Teoria da Multimodalidade, a Linguística Textual, bem como as teorias de gênero e suas implicações no ensino.
Luzia Cristina Magalhães Medeiros, Secretaria de Educação de Pernambuco
Mestre PROFLETRAS UPE/ Garanhuns com bolsa de formação pelo CAPES. Desenvolve pesquisa acadêmica na área de Letramentos e Linguagens com linha de produção em Leitura e Produção textual: Diversidade social e Práticas Docentes.Trabalha a 16 anos na Educação municipal e 10 anos na estadual. Atua a um ano como Educadora de Apoio na escola estadual EREM Dr. Walmy Campos.

Références

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Publié-e
2018-11-30