RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE ESPANHOL: PROMOVENDO O LETRAMENTO DIGITAL

  • Samuel de Carvalho Lima Instituto Federal do Rio Grande do Norte campus Mossoró
  • Luanna Melo Alves Instituto Federal do Rio Grande do Norte campus Lajes

Resumen

Considerando o contexto de ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) nas escolas públicas, realizamos uma investigação exploratória para flagrar as relações entre as tecnologias digitais e o livro didático utilizado no Ensino Médio. Elucidamos as tecnologias digitais pressupostas ou ancoradas nas atividades propostas em um livro didático do guia de livros didáticos do Ensino Médio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2018. Além disso, salientamos as potencialidades para a promoção do letramento digital dos alunos. A análise dos dados revelou que 13,4% das atividades são ancoradas no computador ou no celular conectado à internet e promovem, em tese, 8 tipos de letramento digital, a saber: letramento em pesquisa, letramento em informação, letramento em filtragem, letramento intercultural, letramento em hipertexto, letramento impresso online, letramento em rede, letramento pessoal.

Biografía del autor/a

Samuel de Carvalho Lima, Instituto Federal do Rio Grande do Norte campus Mossoró
Pós-doutor em Ciências da Educação, na especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, pela Universidade do Minho (UM). Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), IFRN campus Mossoró.
Luanna Melo Alves, Instituto Federal do Rio Grande do Norte campus Lajes
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO – UERN/IFRN/UFERSA). Professora de Língua Espanhola.

Citas

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Publicado
2019-06-04