“COBRA-DE-VIDRO” DRAMATURGIA DE CHICO BUARQUE E RUY GUERRA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Rosemar Eurico Coenga Centro Universitário Cândido Rondon, UNIRONDON http://orcid.org/0000-0001-9317-8120
  • Anna Maria Ribeiro F. M. Costa Univag Centro Universitário de Várzea Grande-MT,

Resumen

Este estudo tem como objetivo apresentar aos Anos Finais do Ensino Fundamental uma proposta didático-pedagógica baseada no gênero dramático, aplicada nas disciplinas de História e Linguagens, no estabelecimento de uma discussão sobre formação do leitor e dramaturgia. Com base metodológica eminentemente bibliográfica, nas discussões sobre dramaturgia, leitura e formação de leitor, seguimos Grazioli (2007, 2015, 2019), Rösing (2005) e Zilberman (2005); Silva (2004), Zappa (2011) e Ramos e Miranda (2012) para os dados biográficos de Chico Buarque e Ruy Guerra. Sobre a invasão holandesa no Brasil e da atitude de Calabar em apoiar os holandeses, estudamos Guerra (1986), Schalkwijk (2000), Vainfas (2000) e Fausto (2007). Este trabalho pode subsidiar professores de Linguagens e de História, no que tange a um conhecimento sistematizado em literatura no Ensino Fundamental. Aos alunos, para além dos componentes curriculares, almejamos atender aos compromissos da Educação Básica concernentes aos direitos éticos, estéticos e políticos.

Abstract: This study aims to present to the Final Years of Elementary School a didactic-pedagogical proposal based on the dramatic genre, applied in the disciplines of History and Languages, in the establishment of a discussion about the formation of the reader and dramaturgy. In this paper, we present Grazioli (2007, 2015, 2019), Rösing (2005) and Zilberman (2005) and Silva (2004), Zappa (2011) and Ramos and Miranda (2012) for the biographical data of Chico Buarque and Ruy Guerra. Regarding the Duth invasion in Brazil and Calabar’s atitude in supporting the Dutch, we studied Guerra (1986), Schalkwijk (2000), Vainfas (2000) and Fausto (2007). This work can subsidize teachers of Languages and History, regarding a systematized knowledge in literature in Elementary School. To the students, in addition to the curricular components, we aim to meet the commitments of Basic Education regarding ethical, aesthetic and political rights.

Keywords: Elementary Education. History. Literature. Calabar: o elogio da traição. Dramaturgy.

Biografía del autor/a

Rosemar Eurico Coenga, Centro Universitário Cândido Rondon, UNIRONDON
Graduação em Letras Habilitação Português Francês pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura pela Universidade de Brasília (2011). Pós-Doutorando pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Anna Maria Ribeiro F. M. Costa, Univag Centro Universitário de Várzea Grande-MT,
Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora do Univag Centro Universitário de Várzea Grande-MT, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Citas

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Publicado
2019-09-04