A PRODUÇÃO ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Resumo
Resumo: Frente ao contemporâneo cenário brasileiro, em relação ao ensino de língua espanhola, o presente estudo tem como tema a produção escrita no livro didático de língua espanhola, em consonância ao Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Nesse sentido, problematiza-se: de que forma os Livros Didáticos de espanhol aprovados no Programa Nacional do Livro Didático 2015 contribuem para o desenvolvimento das habilidades necessárias à escrita em língua estrangeira? O objeto de estudo diz respeito às propostas de escrita das coleções de Espanhol aprovadas – Enlaces e Cercanía Joven. Objetiva-se, assim, analisar se os Livros Didáticos de espanhol aprovados no PNLD 2015 contribuem para o desenvolvimento das habilidades necessárias à escrita em língua espanhola. Para tanto, realizamos um trabalho de cunho descritivo, bibliográfico e de base qualitativa. Enquanto considerações finais, entende-se a necessidade de resistência cultural e docente a fim de que seja possível (re)existir frente ao cenário apresentado, bem como avalia-se que é preciso retomar o trabalho da escrita nas aulas de Língua Espanhola, com o apoio do livro didático.
Referências
BARROS, S. C.; COSTA, E. G. M. (Orgs.). Espanhol: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2010. v. 16. (Coleção Explorando o Ensino).
BATISTA, A. A. A Avaliação dos Livros Didáticos: Para entender o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). In: ROJO, R.; BATISTA, A. A. (Orgs.). Livro Didático de Língua Portuguesa, Letramento e Cultura da Escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
BRASIL. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015. Brasília: MEC-SEB, 2013. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/consultas/editais-programas-livro/item/4032-pnld-2015. Acesso em: 03 jan. 2019.
BRASIL. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2015 - Língua Estrangeira moderna: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.
COIMBRA, L.; CHAVES, S.L.; BARCIA, L.P. Cercanía Joven. Volumes 1, 2, 3. São Paulo: SM, 2013.
COSTA, E.G.M. Que livro didático nós queremos? Reflexões a partir do PNLD de Língua Estrangeira. In: CORDEIRO, A. L., VARGENS, D. P. M.; FREITAS, L. M. A.; VASQUEZ, R. P. (Orgs). Hispanismo no Brasil: reflexões e sentidos em construção. São Carlos: Pedro & João editores, 2014. p. 43 a 82.
DAHER, D. C.; FREITAS, L.; SANT’ANNA, V. Breve trajetória do processo de avaliação do livro didático de língua estrangeira para a educação básica no âmbito do PNLD. Revista Eutomia, Recife: UFPE, v. 1, n. 11, p. 407-426, Jan./Jun., 2013.
DAHER, D. C.; SANT’ANNA, V. Avaliação do livro didático de língua estrangeira: em busca de um objeto ético. In: BARROS, C. COSTA, E. e GALVÃO, J. (Orgs). Dez anos da “Lei do Espanhol” (2005 – 2015). Belo Horizonte, 2016.
GIMENEZ, T. Prefácio: In: DIAS, R.; CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.). O livro didático de língua estrangeira. Múltiplas perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. p. 8.
OSMAN, S.; ELIAS, N.; REIS, P.; IZQUIERDO, S. e VALVERDE, J. Enlaces: español para jóvenes brasileños. Volumes 1, 2, 3. São Paulo. Macmillan.2013.