O PRÍNCIPE ATRASADO, DE CASSIA LESLIE E RICARDO DALAI: DESCONSTRUÇÃO DAS FIGURAS DO PRÍNCIPE E DA PRINCESA NO TEATRO INFANTIL E JUVENIL
Resumo
Partindo do pressuposto que todo texto é um mosaico de outros textos, como queria Julia Kristeva, pretendemos discutir aqui as questões do feminino e das masculinidades no teatro escrito para crianças e pré-adolescentes, tomando como objeto de análise o recente texto dramático O príncipe atrasado, de Cassia Leslie e Ricardo Dalai (2018). Como informa o subtítulo do texto, trata-se de uma paródia teatral de contos de fadas que desconstrói, com humor, estereótipos presentes nas narrativas clássicas infantis. O diferencial da obra, entretanto, é discutir tais questões a partir da perspectiva do príncipe, e não da princesa, como comumente vemos. Desta forma, o texto de Leslie e Dalai projeta, ao evidenciar a construção de uma nova figura feminina, a necessária desconstrução da figura masculina do príncipe, não acostumado a lidar com as novas princesas. Tal desconstrução promove, por sua vez, um movimento que se mostra circular e paradoxal depois de iniciado: a desconstrução do masculino exige a criação de um novo modelo, ou melhor dizendo, a reconstrução de um sujeito a partir das ruínas do sujeito antigo, pois, como toda jornada, o herói aqui também busca restabelecer o equilíbrio.
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